A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), inicia ciclo de pulverização de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) portátil e pesado (fumacê) em bairros da cidade. O ciclo de dedetização iniciou no dia 26 de fevereiro e segue até o dia 15 de março em bairros selecionados, levando em consideração a maior concentração de casos notificados e confirmados de arboviroses.

As ações são desenvolvidas nos horários das 4h às 8h, e das 17h às 20h, horário de maior atividade vetorial do mosquito Aedes aegypti, responsável por doenças como dengue, zika e chikungunya. “A aplicação espacial da UBV é feita pela fragmentação de uma pequena quantidade de inseticida pulverizado pelo equipamento e elimina os insetos que estiverem naquele local, nossa intenção é eliminar principalmente as fêmeas do mosquito, responsáveis pela transmissão das doenças”, comenta Jan Pierre Araújo, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

O controle químico  acontece nos bairros de Cidade da Esperança, Dix-Sept Rosado, Felipe Camarão, Nazaré, Potengi, Lagoa Azul, Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara e Planalto. Cada bairro receberá três visitas, ou ciclos, para aplicação dos inseticidas durante este período, com o intuito de interromper o ciclo reprodutivo do mosquito nas localidades. “No decorrer das próximas semanas, vamos analisar toda a cidade para direcionar os carros para outros bairros após esta data”, reforça Jan.

As equipes utilizam os Ultra Baixo Volume (UBV) portátil, que são equipamentos costais motorizados, em que o agente realiza a nebulização manualmente nas áreas de difícil acesso; e também o UBV pesado com equipamentos acoplados a veículos realizando a borrifação do inseticida nas ruas dos bairros.

“O uso da UBV é de caráter emergencial sendo utilizado somente para bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias em áreas de concentração vetorial, reforçamos que o importante é a população fazer a sua parte e evitar locais que possam acumular água parada, pois o fumacê não combate larvas e os ovos que possam estar alocados em algum ponto”, explica o chefe da UVZ.

O coordenador das operações de campo da UVZ, Dianaldo Rodrigues Lopes, alerta para alguns cuidados simples que devem ser adotados durante a passagem da equipe para aplicação do produto. “Pedirmos para a população que, quando o veículo estiver passando, que eles abram as portas e janelas de suas casas para facilitar a disseminação do inseticida. E sempre que o carro passar, deve-se trocar a água de passarinhos, e os apicultores devem ficar atentos, pois eles precisam proteger as abelhas”, reforça.

 

Inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV)

 

Distrito Sanitário Norte I

Bairro Lagoa Azul

Bairro Pajuçara

 

Distrito Sanitário Norte II

Bairro Potengi

Bairro Nossa Senhora da Apresentação

 

Distrito Sanitário Oeste

Bairro Cidade da Esperança

Bairro Dix Sept Rosado

Bairro Felipe Camarão

Bairro Nazaré

 

Distrito Sanitário Sul

Bairro Planalto