A partir desta sexta-feira (23), Natal amplia a oferta de vacinação contra a dengue para crianças com idade entre 10 e 14 anos nos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping. A imunização iniciou de forma escalonada, acontecendo em oito unidades de referência distribuídas nos cinco distritos sanitários da cidade e agora se estende também para os pontos localizados nos shoppings.

“Natal vai contar com mais dois pontos oferecendo a imunização contra a dengue na capital, garantindo mais uma oportunidade para os pais levarem seus filhos para se vacinarem, principalmente no sábado, aproveitando o passeio para garantir a imunização dos pequenos”, comenta Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS).

A vacinação com o imunizante Qdenga (TAK-003) iniciou na segunda-feira (19) inicialmente para crianças com idade entre 10 e 11 anos, e a partir desta quinta-feira (22), o público com idade entre 12 e 14 anos também está sendo contemplado com o imunizante. Nos três primeiros dias de vacinação, o município contabilizou 944 doses aplicadas.

“Estendemos a vacinação para crianças entre 12 e 14 anos a partir desta quinta-feira, mas é importante ressaltar que as crianças entre 10 e 11 anos que ainda não tenham recebido a primeira dose do imunizante contra a dengue podem comparecer um dos pontos e garantir a imunização”, reforça Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

Os pontos extras de vacinação que passam a ofertar o imunizante estão localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, funcionando de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.

O esquema vacinal Qdenga é composto por duas doses do imunizante com intervalo de três meses entre elas. Para se imunizar, o munícipe deve ter entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, levando documento de identificação, cartão de vacinação e comprovante de residência de Natal em nome dos pais da criança.

Quem pode se vacinar?
Crianças com idade entre 10 e 14 anos.


Quem não pode se vacinar?
Gestantes;

Lactantes;

Menores de 4 anos;

Maiores de 60 anos;

Imunossuprimidos.


Quais documentos apresentar para vacinação?
Documento de identificação pessoal;

Cartão de vacinação;

Menores de idade - Estar acompanhadas de um responsável maior de idade;

Apresentar comprovante de residência de Natal em nome dos pais.


Onde se vacinar?

Unidades de referência para vacinação (8h às 16h)
Norte I
UBS Pajuçara;
UBS Nordelândia.

Norte II
UBS Bela Vista;
UBS Jardim Progresso.

Leste
UBS Brasília Teimosa.

Oeste
UBS Felipe Camarão II;
UBS Dix- Sept Rosado.
Sul
UBS Ronaldo Machado.
Pontos extras de vacinação


Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e no sábado, das 15h às 20h.