Não é de hoje que a Prefeitura investe na construção e reestruturação das praças de todas as regiões de Natal. Uma das mais recentes beneficiou o bairro de Candelária, no início deste mês, com a inauguração da Praça Armando Nobre Viana. Somente em 2023, foram 20 praças entregues pela gestão do prefeito Álvaro Dias, em diversos bairros. Dentre os novos espaços que passaram a ser aproveitados nos últimos meses pelos natalenses, o destaque é a praça Pedro Velho, em Petrópolis, que voltou a ser bastante frequentada diariamente e também se tornou um pólo para realização de eventos culturais.

As ações do Município também contemplaram praças nas demais regiões da cidade. Fazem parte dessa lista a Praça Monte Belo- Neópolis; Pousada Brasília - Capim Macio; Praça Colinas do Potengi – Potengi; Praça Paranaguá- Potengi; Praça Abelardo Calafange - Nova Descoberta; Praça Arapuã - bairro Nordeste e a Praça Maria Elizete da Fonseca - Soledade I.

Anteriormente, a Prefeitura já havia realizado ações semelhantes no sentido de construir ou requalificar outros espaços. É o caso da abertura do Parque Ecológico de Capim Macio, da Praça Engenheiro Abel de Menezes Lira, no bairro Tirol, do Bosque das Mangueiras, da praça Augusto Leite, da praça Floriano Peixoto, em Neópolis, e, há mais tempo, da Gentil Ferreira, no Alecrim.

Ao todo, 106 praças receberam melhorias ao longo da atual gestão da Prefeitura de Natal. “Estamos trabalhando em todas as regiões de Natal e vamos intensificar essas ações de recuperação, requalificação e execução de projetos em nossas praças, ao longo deste ano, para beneficiar a população e deixar a cidade cada vez mais bonita e melhor para viver”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

Para o chefe do Executivo natalense, é fundamental investir nos espaços que contribuem para o bem-estar da população e o convívio social. Além de ser uma reivindicação da própria comunidade. “Estou muito feliz com o trabalho que a gente vem realizando na cidade de Natal. Hoje temos mais de 100 obras em andamento e estamos atendendo às solicitações dos moradores nos bairros. Os espaços que entregamos agregam ainda mais as famílias, que podem usufruir deles para bater papo, brincar com suas crianças ou praticarem um esporte”, explica Álvaro Dias.

Bem-estar
Dotar a cidade de espaços públicos modernos, agradáveis e com áreas para a prática de atividades esportivas e de lazer, tem sido uma ação constante da Prefeitura de Natal. A gestão municipal executa uma consistente política de reforma de praças e logradouros em todas as regiões. Uma das obras mais relevantes nos últimos tempos foi entregue pelo prefeito Álvaro Dias neste mês: a Praça Armando Nobre Viana, em Candelária.

O equipamento foi totalmente reconstruído pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e se destaca por ter um grande complexo esportivo, distribuído em uma área de mais de 16 mil metros quadrados. Além disso, o local ganhou um novo passeio público com acessibilidade, parque infantil, estacionamento e mobiliário urbano.

“Essa é mais uma intervenção urbana dentre as inúmeras que realizamos e iremos realizar com o objetivo de transformar Natal em uma cidade onde as pessoas tenham condições de se integrar e fazer suas atividades esportivas e de convivência. É uma política que vem alcançando ótimos resultados”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

Não foram poupados investimentos para mudar a realidade da praça. No paisagismo, a Semsur preservou todas as espécies nativas do local e plantou novas através do Projeto Planta Natal. O solo do local também passou por revitalização, recebendo 4.450 metros cúbicos de compostagem, fruto do reaproveitamento das podas, a exemplo do que tem sido feito em outros equipamentos públicos da cidade.

Além das tradicionais Academias ao Ar Livre, a Prefeitura ainda incluiu no local uma pista de cooper, que percorre toda a extensão da praça, área para calistenia, um campo de futebol, uma quadra poliesportiva, uma quadra para prática de esportes de areia – como beach tênis e vôlei de praia, além de um skatepark.

“É uma praça para pessoas aproveitarem de todas as formas. Você pode se reunir com seus amigos para conversar ou então para se exercitar. A Academia ao Ar Livre é híbrida e inclusiva, de modo que pessoas com deficiência também têm opções para se exercitarem. As crianças, por sua vez, além do parquinho, contam com uma área para aventura, onde podem brincar e se movimentar de forma diferente”, relata o secretário Irapoã Nóbrega, titular da Semsur.