Os beneficiados do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas participaram no último sábado (28), do IV Encontro de Amigos Especiais realizado pela Marinha do Brasil (Grupo de Fuzileiros Navais de Natal), no bairro das Quintas. “O evento foi uma confraternização de diversas instituições que trabalham com pessoas especiais. O objetivo foi proporcionar uma tarde de lazer e chamar a atenção da população natalense para a questão da inclusão social”, afirma Luciana Custódio, Coordenadora Geral/Peti.

Cada instituição presente no evento pode expor um trabalho. No estande da Semtas, os adolescentes de 12 a 15 anos do Peti apresentaram um “hap cantado” e também o “Botequim Poético” sobre a vida e obra de Rachel de Queiroz, destacando o livro que trata sobre os fuzileiros navais. Nos demais estandes foi possível participar de Oficinas de Brinquedos Populares, de Pintura, de Postura, Mostruário de Inspeção Naval, Jogos ativos, Visitação aos Navios, Escovódromo, dentre outros. O evento, que foi aberto ao público superou as expectativas passando de duas mil visitas.

“Levamos cerca de 80 adolescentes do Peti Marinha para essa tarde de lazer e de integração. Queremos sensibilizar os nossos meninos a ter um olhar de maior cuidado com os amigos especiais”, afirma Luciana Custódio.

NAE desenvolveu Oficina Lúdica

Cerca de 180 usuários do Núcleo de Atenção Especial – NAE, programa da Semtas, também participaram do encontro anual das instituições e desenvolveram atividades junto às pessoas com deficiência na Marinha. No estande o NAE realizou Oficina Lúdica de recorte e colagem para os visitantes.