A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo de Agravos Imunossuprimidos (NAI), pertencente ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), inaugura, nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, às 15h, ponto extra de vacinação localizado no Praia Shopping. A sala de vacinação vai funcionar durante o mês de fevereiro no shopping, ofertando os imunizantes de campanha e de rotina do Calendário de Vacinação.

Com o tema “Praia, shopping e vacina. Por um verão mais protegido!”, a ação tem o intuito de incentivar o aumento da cobertura vacinal da população, especialmente para a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para públicos alvos, como pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos, que já podem receber a segunda dose de reforço do imunizante bivalente.

“Nossa intenção é chamar a população, principalmente a que frequentam as proximidades da praia de Ponta Negra, para que eles completem seu esquema de vacinação, evitando a circulação de vírus com o da Covid-19 pela cidade e se protegendo contra as principais cepas da doença”, reforça o secretário municipal de saúde, George Antunes.

A partir de janeiro deste ano, a vacina Covid-19 pediátrica foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação Infantil para crianças menores de cinco anos. “A vacina contra a Covid-19 agora faz parte das vacinas de rotina obrigatórias que as crianças devem tomar, então essa é mais uma oportunidade para que pais e responsáveis que estejam aproveitando a praia com seus filhos venham aqui no shopping para manter em dia a vacinação dos pequenos.”, comenta Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

O novo ponto vai funcionar durante todo o mês no Praia Shopping, localizado na Av. Engenheiro Roberto Freire, 3132, no bairro de Capim Macio, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h, em uma estrutura localizada próxima à sorveteria Ster Bom.

Vacinação

Além do novo ponto, o natalense pode procurar uma das salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e de 13h às 15h; ou um dos demais pontos extras localizados no shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.

As salas de imunização contam com todas as vacinas de campanha e de rotina do Calendário de Vacinação, com os imunizantes contra a COVID-19; Febre Amarela; Varicela (catapora); Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); DTP (difteria, tétano e coqueluche); dT(difteria e tétano); Dtpa (para gestantes); Influenza; VOP/VIP (Poliomielite); HPV (Vírus HPV); ACWY (meningites); Meningo C (meningite); Pneumocócica 10v (pneumonias); Rotavírus (infecção gastrointestinal), Pentavalente e Hepatites A e B.