O Setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia (SEAB) recebeu 33 alunos, com idades entre 7 e 9 anos, da Escola Municipal Professor Herly Parente, localizada na Zona Norte da cidade. O encontro, que aconteceu nessa terça-feira (23), proporcionou uma jornada enriquecedora, destacando a identidade do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Durante a visita, os alunos receberam uma breve explanação sobre a fauna e a flora potiguar, conhecendo em detalhes os tipos de serpentes e o Lagartinho de Folhiço, o mascote do Parque. A experiência incluiu ainda uma visita à torre do parque, que abriga o Memorial Natal, onde puderam contemplar a deslumbrante paisagem da natureza e da cidade.

O ponto alto da atividade foi a participação em um experimento educativo sobre erosão e formação de dunas. Os estudantes tiveram a oportunidade única de realizar uma trilha, entrando em contato direto com a vegetação nativa da região. A iniciativa visou ampliar o entendimento dos jovens sobre a importância do meio ambiente e a necessidade de sua conservação.

Acompanhando o grupo, estavam as assessoras pedagógicas Izabelita Fernandes e Marluce Fernandes, ambas integrantes do Pelotão da Cidadania, que enriqueceu ainda mais a experiência, garantindo que os estudantes recebessem orientações pedagógicas valiosas durante a visita, ampliando o conhecimento enquanto exploram novos espaços fora da sala de aula.

O Pelotão da Cidadania é um projeto dedicado ao desenvolvimento de ações educativas que integram os pilares da educação e cidadania, atuando de forma destacada nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Nesse contexto, os estudantes desempenham um papel crucial como agentes multiplicadores de conhecimento, abordando temas como preservação ambiental, saúde, cultura e protagonismo juvenil, tanto na comunidade escolar quanto em seu entorno. O projeto reafirma seu compromisso em proporcionar experiências educativas significativas ao fomentar a conscientização ambiental desde a infância.