Os moradores da zona Norte apresentaram nessa segunda-feira (30) as prioridades da região a serem incluídas no orçamento participativo da Prefeitura do Natal. A reunião promovida pela Secretaria Municipal de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária (Serig), na escola Waldson Pinheiro, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, abriu a última semana de discussões, que prosseguem até quinta-feira (2), em todas as regiões da cidade.
Calçamento, asfaltamento e drenagem de ruas, limpeza de lagoas de captação, contratação de médicos, criação de áreas de lazer, postos de saúde, construção de praças, reestruturação de quadras esportivas, saneamento básico e melhoria das escolas foram algumas das prioridades apresentadas pelos líderes comunitários de diversos bairros e conjuntos da zona Norte, presentes à audiência. O titular da Serig, Rivaldo Fernandes, e o secretário Municipal de Planejamento (Sempla), Carlos Luna, acompanharam os debates.
Participam das reuniões uma equipe com 12 representantes da Serig
e quatro técnicos da Sempla. O objetivo é que os servidores acompanhem o processo final de votação nas comunidades e posteriormente discutam a metodologia de implantação dos comitês de governança solidária, que ocorrerá após o encerramento dos debates em torno do orçamento participativo. As primeiras audiências com as comunidades foram realizadas ainda no início do mês de agosto e as desta semana já representam as terceiras edições dos encontros.
AGENDA DAS PRÓXIMAS AUDIÊNCIAS
Terça-feira (31 de agosto)
REGIÃO SUL
Horário: 18h30 às 21h30
Local: AMPA – Associação dos Moradores dos Parques Residenciais de Ponta Negra e Alagamar, situado na Rua Praia de Itamaracá, s/nº, no Bairro de Ponta Negra.
Quarta-feira (1º de setembro)
REGIÃO LESTE
Horário: 18h30 às 21h30
Local: FUNCARTE, situado a Av. Câmara Cascudo, nº 443, no Bairro da Ribeira.
Quinta-feira (2 de agosto)
REGIÃO OESTE
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Conselho Comunitário Padre João Maria, situado na Rua São Matias, nº 21, no bairro de Felipe Camarão II.