O prefeito de Natal, Álvaro Dias, ao lado da primeira dama Amanda Dias, inaugurou nesta quarta-feira (03), as obras de modernização, asfaltamento e acessibilidade de calçadas da Rua São José, em Lagoa Nova, Zona Sul da cidade. A via recebeu ciclofaixa, nova sinalização vertical e horizontal, modernização da rede de semáforos, nivelamento e padronização do piso, mobiliário e arborização. Além disso, a padronização das calçadas foi realizada de acordo com normas de acessibilidade para garantir passeio com rampas e sem desnível. A obra, que contou com investimentos na ordem de cerca de R$3,5 milhões, recursos do Governo Federal e com contrapartida do Município, foi licitada pela secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra) e estão de acordo com a norma de acessibilidade e do Plano Diretor de Natal (PDN).

“Esta é mais uma de uma série de obras importantes que estamos executando para melhorar a mobilidade urbana em Natal. Com uma equipe integrada, estamos recapeando os principais corredores do transporte público e recuperando diversas vias onde registramos grande movimentação de fluxo de veículos, sempre visando garantir o direito de ir e vir com conforto e segurança da população. Fazendo da nossa gestão um objetivo comum para todos que dela fazem parte e que querem o avanço, o desenvolvimento de Natal. Cada vez mais me entusiasmo, me certifico que nós estamos no caminho certo. Vamos continuar mudando essa cidade, fazendo Natal crescer e se transformar em um orgulho de todos nós, tornando-se uma das cidades mais bonitas do Nordeste e do Brasil com as obras e investimentos que estamos realizando”, disse o prefeito.

No início das obras na Rua São José, os educadores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) percorreram o trecho entre as avenidas Amintas Barros e Nascimento de Castro realizando a entrega de material informativo aos moradores e comerciantes.  Uma comissão de engenheiros e arquitetos também foi criada para avaliar os casos específicos observados durante a realização do trabalho e tirar as principais dúvidas de moradores da região.

“Moro aqui há 22 anos. Há muito tempo nós precisávamos de uma intervenção no trânsito como esta. Nós estamos muito satisfeitos com essa mudança porque esse binário [com a Avenida Jaguarari em breve] é uma obra que pode trazer muitos benefícios para a cidade. Além de desafogar o trânsito também beneficia os pedestres que contam com uma melhor sinalização e acessibilidade nas calçadas”, observa o aposentado, Jânio Carrilho de Oliveira, de 70 anos.

Mão única
No último mês de dezembro a Rua São José passou a ser mão única, no sentido Zona Sul/Centro, compreendendo entre a Avenida Lima e Silva e a Avenida Juvenal Lamartine, totalizando 3,4 km. Todas essas modificações fazem parte do projeto do binário São José/Jaguarari. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), até a segunda quinzena deste mês de janeiro, a Avenida Jaguarari passará a ser mão única no sentido Centro/Zona Sul, no trecho entre a Rua Meira e Sá e a Avenida Antônio Basílio, completando a operação do binário.

“Trata-se de mais uma grande iniciativa da gestão municipal. Esse binário São José/Jaguarari é uma obra que vai ajudar muito a desafogar o trânsito das avenidas Prudente de Morais e da Salgado Filho. Além disso, um dos grandes ganhos dessa obra é que a gente obtém mais capacidade de fluidez porque antes tinha duas faixas por sentido e agora temos quatro faixas, proporcionando a população a oportunidade de utilizar novos eixos que ligam importantes regiões da cidade“, declarou a titular da STTU, Daliana Bandeira.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de secretários municipais, vereadores, autoridades locais, moradores e comerciantes da região.