A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo de Agravos Imunossuprimidos (NAI), pertencente ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), iniciou a aplicação da segunda dose de reforço da vacina bivalente. Pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a imunização com a primeira dose da vacina bivalente há mais de 6 meses, podem procurar um dos pontos de vacinação e garantir o reforço do imunizante.

A medida se dá em virtude do surgimento de duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no Brasil, a JN.1 e a JG.3, com casos confirmados no Ceará, estado que faz divisa com o Rio Grande do Norte. Essas duas subvariantes já foram detectadas em 47 países, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A vacinação segue sendo o principal meio de proteção contra a doença, então é importante manter o esquema vacinal atualizado, principalmente para quem ainda não tomou nenhuma dose da vacina bivalente, que protege contra as principais variantes em circulação no país e previnem contra sintomas mais graves e mortes”, reforça o secretário municipal de saúde, George Antunes.

Covid-19 em Natal

Natal vem registrando um aumento nos casos para a infecção da doença. Na semana epidemiológica número 48, que corresponde ao período de 26 de novembro a 2 de dezembro, foram registrados 12 novos casos positivos para a infecção, segundo dados do Sistema Gerenciador de Ambientes Laboratoriais (GAL).

O município também registrou um caso positivo para uma nova variante do vírus, a variante 229E, um dos quatro subtipos mais comuns que circulam entre humanos, e que são responsáveis por sintomas leves como de resfriado.

Para se vacinar, o natalense pode procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12 e de 13h às 15h, além dos pontos localizados no shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h. Já o ponto localizado na Árvore de Mirassol, funciona todos os dias (de domingo a domingo), das 17h às 21h.