A Prefeitura de Natal distribuiu, nesta quinta-feira (7), 350 cestas básicas para moradores do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da capital potiguar. Os beneficiados foram vítimas das enchentes que atingiram a cidade após as fortes chuvas registradas no fim do mês de novembro. Com a entrega, o município ultrapassa a marca das 1.000 cestas distribuídas de forma emergencial, além de outros donativos e ações para mitigar os problemas ocasionados pelo temporal.

O Prefeito Álvaro Dias, acompanhado pela secretária de Planejamento e Coordenadora do Gabinete de Crise, Joanna Guerra, pela secretária de Trabalho e Assistência Social, Ana Valda Galvão e equipe, compareceu à Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação para conversar com os moradores e entregar as cestas básicas. “Estamos aqui para mostrar que o Município não vai abandonar essas pessoas. Além das cestas básicas estamos atuando forte com ações para recuperar as áreas atingidas pelas chuvas e vamos seguir entregando outros donativos, como colchões, kits de limpeza e outros”, explicou o Prefeito Álvaro Dias.

Coordenadora do Gabinete de Crise, a Secretária Joanna Guerra também levou sua palavra de solidariedade e disse que a Prefeitura não vai parar de agir. “A população pode ter certeza que nós estaremos aqui e que ela pode contar com o poder público. Estamos tendo dias desafiadores assim como os moradores que sofreram com as consequências dessa chuva que trouxe para Natal, em um dia, o que deveria ter chovido em 30”, comentou a titular da pasta da Seplan.

A Semtas está realizando todo o trabalho de identificação das famílias através de uma equipe técnica do Serviço de Proteção em Calamidades Públicas e Emergências, pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e demais equipes técnicas da Semtas.

Com base nesses dados, os moradores são cadastrados e passam a ter o acesso a esses benefícios, como cesta básica, colchões, cobertores, entre outros donativos. “A cidade viveu um momento muito delicado com essas chuvas e nada mais justo e humano que atender a essas pessoas”, analisou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

A senhora Maria Elza de Brito, que recebeu uma das cestas, agradeceu a ação e disse que toda a família estava precisando muito. “Estou levando esses alimentos para a minha casa, que ficou coberta de água e onde perdi tudo. Estou conseguindo doações de móveis, pois tudo foi destruído pela água. Inclusive também estou levando a cesta para um filho meu que teve a casa inundada”, revelou a moradora do bairro, que mora próximo à Lagoa Primavera.

Liliane Silva também compareceu à Escola Nossa Senhora da Apresentação e recebeu uma cesta básica. “A água ficou na metade da parede da minha casa. Uma parte baixou e foi o jeito voltar para dentro, mesmo tendo perdido muitas coisas como o sofá, os colchões e todos os alimentos”, revelou.