O Escritório de Gerenciamento de Projetos de Natal, criado em 2020, pelo prefeito Álvaro Dias, se reuniu na manhã desta segunda-feira (27), na sede da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), sob a coordenação da secretária Joanna Guerra. O objetivo foi discutir obras em andamento no município. Reuniram-se com Joanna Guerra, na Sempla, o secretário de Infraestrutura, Carlson Gomes, e a titular da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira, além de assessores das pastas envolvidas.

 

De acordo com Joanna Guerra, a Secretaria de Planejamento recebeu a missão do prefeito Álvaro Dias para fazer a coordenação e monitoramento das obras estratégicas e estruturantes do município. As reuniões têm periodicidade semanal, ou a cada 15 dias, a depender dos encaminhamentos dados para as obras que estão em execução ou previstas para iniciar. “As obras ocorrem principalmente com recursos federais. São investimentos altíssimos que contam também com a contrapartida financeira do município, e que a gente tem conseguido observar nas quatro regiões da cidade essas obras em andamento e beneficiando a coletividade. Nós reunimos aqui as secretarias que têm contratos vigentes como a STTU, Seinfra, Semsur, Semurb, além de outras secretarias, quando pautamos questões de habitação e limpeza urbana, e que envolve o andamento da obra”, explicou a gestora. 

 

Uma das obras pautadas na reunião foi a do Complexo Turístico da Redinha. A secretária adiantou que os serviços estão bastante avançados. Ela pontuou que o grupo, além da obra em si, precisa fazer uma gestão entre as empresas que executam os seus lotes de obras, e para isso a Prefeitura realiza visitas in loco e discute com as construtoras sobre o cumprimento de prazos e se há dificuldade de execução e qual o reaprazamento, para poder prestar contas com a população e fazer um planejamento interno de metas e de operação do equipamento: “No caso do Mercado da Redinha, por exemplo, não é só a obra física. O Mercado parou de funcionar. Então, é fazer a obra física e fazer o Mercado voltar a funcionar, o que vai gerar emprego e renda para a região”. 

 

Sobre a avenida Felizardo Moura, Joanna Guerra afirmou que a importante via que liga a zona Oeste à zona Norte, está praticamente concluída, faltando o acabamento das calçadas e pequenos detalhes. O Viaduto da Urbana é outro equipamento que está em andamento e a Prefeitura trabalhará mais alguns meses na obra. Ainda segundo ela, a via já está sendo utilizada pela população e a mesma já consegue sentir o benefício. A respeito do Hospital Municipal de Natal, Guerra colocou que o primeiro bloco está em construção e que até o final do primeiro semestre de 2024 estará funcionando. Ela disse, ainda, que a Prefeitura está concluindo a licitação do segundo bloco, que será iniciado no começo do próximo ano.

 

Outra obra elencada é a das praias centrais da capital, na zona Leste. A obra está em processo licitatório e atendendo aos prazos legais. A perspectiva de conclusão da licitação é para o início do mês de dezembro deste ano. “A partir daí, a gente conseguirá trabalhar na assinatura do contrato e na emissão da ordem de serviço. A obra abrange desde a subida do Hospital Onofre Lopes, descida da Ladeira do Sol e a Avenida Café Filho, como um todo, até a Praia do Forte. É uma obra que envolve a melhoria do calçadão, implantação de ciclovia e a construção de novos quiosques e banheiros. E a Prefeitura vai lidar com isso sempre pensando em aspectos sociais e econômicos e de execução da obra, que envolve prazos, porque tem a alta estação em 2024, período em que os comerciantes mais arrecadam”, observou. 

 

A secretária Joanna Guerra citou, ainda, a já iniciada requalificação da Pedra do Rosário, que abrange as áreas tanto da avenida do Contorno quanto do bairro da Ribeira. Outras obras extremamente importantes para Natal são a do enrocamento da praia de Ponta Negra, obras de drenagem e pavimentação na zona Norte e o programa Asfalto Novo. 

 

“Esse grupo multisetorial apresenta ao prefeito Álvaro Dias diagnósticos sobre bairros, avenidas e ruas da cidade que precisam receber uma requalificação viária. E com base em questões técnicas e em diálogo com a população a gente consegue definir que vias poderão ser atendidas considerando os limites de recursos financeiros que o município dispõe para investir”, concluiu a secretária.