O aplicativo Natal Digital passou por atualizações para melhor atender ao público usuário e está com novo visual, com mais novidades e aplicações, um menu com manuseio mais simples, funcionalidades com fácil acesso e ganhou filtro por nomes de área de interesse. O App é um dos canais de comunicação mais utilizados pela população para se relacionar com a Prefeitura do Natal.

Apresentando “Os serviços da Prefeitura do Natal na palma da mão”, o aplicativo já teve 307.332 downloads, 160.133 contas criadas e contribuiu para a realização de 205.634 agendamentos para atendimento presencial na Prefeitura. A taxa de resolutividade alcançou uma média de 82,6% dos protocolos resolvidos, números considerados promissores pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), que gerencia o setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

“A cada atualização, o nosso Natal Digital fica mais completo com as novas funcionalidades que vão sendo incorporadas, e cumprindo com competência seu papel de ser um facilitador desta comunicação tão necessária entre a população e a gestão municipal”, disse a titular da Sempla, Joanna Guerra. Segundo a secretária, a orientação do prefeito Álvaro Dias é para se agilizar o fortalecimento de um canal confiável e de fácil acesso à população com o auxílio das tecnologias. Para tanto, a Sempla tem se empenhado na integração de todas as secretarias e, consequentemente, na ampliação dos serviços disponibilizados aos natalenses.

O aplicativo entrou em atividade no Carnaval de 2020 e logo ganhou credibilidade junto ao público usuário. Além de notícias das ações da Prefeitura, ele apresenta diversos serviços, como agendamento do Cadastro Único, atendimento na STTU, solicitação de serviços de iluminação, emissão de documentos, como o Cartão Municipal do Artesão, Cartão de Estacionamento para PcD e Pessoas Idosas, acionamento da Defesa Civil, mapa de pontos de Wi-Fi gratuito, solicitação de serviços de tapa-buraco, orientações sobre o combate da violência contra a mulher, com o Acolhe Mulher, onde a mulher consegue falar através de um chat online e tirar todas as suas dúvidas, entre outros. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas iOS e Android.