A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, participa do Festival Internacional de Turismo (Festuris), que acontece em Gramado, no Rio Grande do Sul, nos dias 10 e 11 de novembro. “Capital Humano: Chave da Transformação” é o tema da 35ª edição do Festuris, evento que reúne importantes nomes do Brasil nas áreas de negócios, empreendedorismo, gestão pública, além de personalidades que são grandes lições de vida.

Segundo Ohana Fernandes, secretária municipal de Turismo que participa do evento, a Festuris proporciona a conexão entre Natal e Gramado. “A Festuris nos dá a oportunidade de conhecer de perto a cultura do Natal de Gramado, o que tem tudo a ver com a nossa cidade, que não por acaso se chama Natal também. O objetivo continua sendo mesmo, divulgar Natal como destino turístico para o mercado, a nível nacional e internacional”, explica Ohana.

O evento oferece oportunidades valiosas de networking, além de proporcionar o compartilhamento de ideias para estabelecer colaborações futuras. No Festival, a secretária participou de uma reunião da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) e assumiu a diretoria do Nordeste, substituindo a ex-secretária de Turismo de Recife, Cacau de Paula.

Com uma ampla programação, a 35ª edição do Festuris recebe cerca de 15 mil participantes, sendo esses operadoras e agências de viagens, hoteleiros, e representantes de destinos internacionais. “Será uma grande virada de chave este ano, ao longo das 35 edições não ‘envelhecemos’, mas sim, a cada ano buscamos novas possibilidades com olhar no futuro. Inovar nos sustenta!”, aponta a fundadora de CEO do Festuris, Marta Ross. O evento, que acontece no Serra Park, terá como país convidado o Uruguai.

“O turismo não acontece sem as pessoas”, afirma a descrição do Festival. Por isso, o evento traz empreendedores e profissionais do setor que formam o capital humano de uma empresa. Entre os convidados presentes no evento estão o Ministro do Turismo, Celso Sabino, e Marcelo Freixo, presidente da Embratur. Além desses, o Festuris recebe a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV/RS), a Federação Nacional do Turismo (Fenactur) e a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR).