A Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu a solenidade de premiação dos XXXV Jogos Escolares Municipais (JEMs), que contou com a presença dos atletas e professores das escolas participantes. O evento aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), na tarde da última quarta-feira (01). Foram entregues 70 troféus para os campeões por categorias, 135 medalhas para os atletas e professores destaques e finalizando com o troféu especial para a campeã geral a Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade. Em 2º lugar ficou a Escola M. Professora Josefa Botelho e em 3º lugar a Escola M. Professor Amadeu Araújo.

A competição foi realizada de 15 a 26 de setembro, reunindo mais de 1.500 atletas em 15 modalidades, de 36 escolas da Rede Municipal. Os JEMs são organizados pelo Departamento de Ensino Fundamental e Setor de Cultura, Eventos e Desportos.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, representou a titular da Educação, professora Cristina Diniz, e falou da satisfação de participar da premiação dos JEMs. “É com muita alegria que estou compartilhando desse momento festivo. Parabenizo todos os atletas, professores, diretores, medalhistas e participantes dos jogos escolares e dizer que a participação de vocês tornou os JEMs um sucesso da Rede de Educação de Natal. Falo também em nome da professora Cristina Diniz, que não pode estar presente, mas mandou um abraço muito grande para vocês dizendo que sente muito orgulho desses alunos e medalhistas e de todos que participaram dos nossos jogos escolares”, ressaltou Capistrano.

O aluno Cauã Barbosa Tomás, de 12 anos, da Escola Municipal Professora Maria Madalena, recebeu a medalha de atleta destaque na modalidade de futsal, categoria mirim masculino. “Estou muito feliz, em ter sido escolhido atleta destaque. Pratico futsal desde os cinco anos de idade, e gosto de competir e melhor ainda em poder ajudar a minha escola ser bicampeã dos JEMs”, contou o atleta.

Os professores agraciados com o “Destaque Geral” dos JEMs foram Lourdes Vanderleia da Silva, da Escola M. Professora Maria Madalena e Aroldo Correia, da Escola Municipal Professora Josefa Botelho. A professora de Educação Física, Lourdes Vanderleia, trabalha há 17 anos na unidade, e conta do esforço conjunto para a participação dos estudantes. “Estou muito feliz. Agradeço a direção, professores parceiros de Educação Física e de disciplinas, funcionários e pais que aderiram a minha estratégia para que a escola chegasse a esse bicampeonato (seguido) porque já somos tri. Fico muito feliz em ver a felicidade dos nossos estudantes”.

A solenidade de premiação dos JEMs 2023 também foi abrilhantada pela apresentação de ginástica artística realizada pelos estudantes da Escola Municipal Vereador José Sotero, sob a coordenação da professora Mirella Nogueira Braga e da animação e gritos de guerra das torcidas das escolas municipais.

A coordenadora dos Jogos Municipais, Ana Arleide Oliveira, recebeu uma homenagem pelos anos de contribuição na organização dos JEMs, sendo sua despedida na competição, devido estar próxima da aposentadoria. “Os Jogos Escolares Municipais promovidos pela Prefeitura do Natal acontecem há 35 anos, levando a prática desportiva, promovendo a descoberta de novos talentos, a integração entre os estudantes da Rede, ampliando as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. Agradeço de coração a todos os meus parceiros do Setor de Cultura, Eventos e Desportos. Tenho muito orgulho de integrar essa equipe. E agradeço de forma especial também aos professores e atletas que fazem os jogos acontecerem”, finalizou.