Visando garantir a segurança alimentar e nutricional das pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realizou nesta quarta-feira (18), a entrega de uma tonelada de alimentos à Instituição Centro Educacional Dom Bosco (CEDB), localizado no Conjunto Gramoré, Lagoa Azul, Zona Norte da capital.  O CEDB é uma associação civil sem fins lucrativos, que atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, bem como suas famílias, residentes em diversas comunidades de Natal.

“Ficamos muito felizes em ver mais um programa da nossa gestão crescendo, reaproveitando o que seria desperdiçado, em boas condições para ser consumido e poder ajudar a quem mais precisa. Esse trabalho do Banco de Alimentos colabora com a oferta de alimentos mais saudáveis aos mais vulneráveis. Agradeço, principalmente, às pessoas, empresas doadoras que nos ajudam a realizar um trabalho tão importante com muito sucesso”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Desse total de alimentos, 300kg foram doados pela Universidade Potiguar (UNP), durante o evento Atualiza Nutri em alusão ao dia do nutricionista. Além da UNP, as empresas Mar Vermelho, Favorito, Ponto do Morango, Verd Frut também contribuíram com as doações dos alimentos.

Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, o Banco de Alimentos é um equipamento importantíssimo, pois auxilia na arrecadação de alimentos sendo destinado a quem mais precisa.
“Esta é mais uma doação que estamos fazendo para o Instituto Dom Bosco que já tem há bastante tempo um termo de parceria com a prefeitura municipal do Natal. É satisfatório ver como uma iniciativa público-privada beneficia tantas pessoas, acompanhando de perto como é feito todo o processo, a fim de assegurar a alimentação familiar, contribuir para o reaproveitamento dos alimentos e minimizar o desperdício”, enfatiza Ana Valda.

Estrutura
Em 2022, a Prefeitura do Natal, reestruturou o programa de Banco de Alimentos. Além de aumentar a quantidade de empresas doadoras, a gestão municipal otimizou os serviços prestados. Hoje, o programa dispõe de um caminhão isotérmico que mantêm a temperatura adequada para não perder a qualidade e integridade dos alimentos transportados, e conta com uma equipe multiprofissional formada por uma assistente social, duas nutricionistas e um técnico em nutrição, além do quadro administrativo.

“Os alimentos são coletados junto à rede de doadores, avaliados e selecionados pela equipe técnica vinculada ao Departamento de Segurança Alimentar (DSA) da Semtas e, em seguida, são repassados segundo o número e a faixa etária dos públicos atendidos pelas instituições cadastradas, que atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos. Tudo feito com muita responsabilidade e acompanhamento de que forma estão sendo feita a distribuição desses alimentos”, explica a diretora do DSA, Marlene Ramalho.

Doações:
Ao todo, 23 instituições assistenciais são atendidas e estão cadastradas na Semtas beneficiando cerca de cinco mil pessoas mensalmente. Pessoas ou empresas interessadas em fazer doações de alimentos devem entrar em contato pelo o telefone (84) 3232.9498 e pelo 98602.5391 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira. O doador também pode entregar os alimentos na sede do Banco de Alimentos, na rua Manoel Miranda, 1860, Quintas.