A prefeita de Natal, Micarla de Sousa e o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Olegário Passos lançam oficialmente nesta quinta-feira, 19 de agosto, às 15h30, na sede do Conselho Comunitário de Candelária (Conacam) o Programa “Endereço da Gente”. A ação marca a efetivação do programa que vai atuar na nominação, numeração e sinalização das ruas, largos, travessas e avenidas dos bairros de Natal, que ainda não possuem a sinalização adequada.

Inicialmente o Endereço da Gente tem como meta acabar com as deficiências existentes na toponímia das ruas e avenidas da cidade, para isso, prevê a fixação de novas placas de identificação. O padrão das placas segue um novo modelo com dimensões e layout diferenciados, elaborados para facilitar a visualização e identificação dos locais com mais rapidez. Na nova placa constam as informações sobre o nome do logradouro, bairro e CEP.

De acordo com o diretor do Departamento de Gestão do Sistema de Informações Geográficas da Semurb, Reginaldo Vasconcelos, neste primeiro momento um bairro
de cada região administrativa da cidade vai receber o novo padrão de placas. “Na zona Norte será Lagoa Azul, zona Sul Candelária, zona Oeste Quintas e na
zona Leste o Alecrim”, revela.

Além disso, “o programa vai priorizar as regiões que apresentam maior carência na identificação dos logradouros. “As áreas mais centrais da cidade não apresentam tantas dificuldades quanto à nominação das ruas, mas em regiões periféricas o problema é mais evidente”, afirma Vasconcelos. Após esta fase será executada a numeração. “Esse processo vai ser feito em parceria com os Correios, o que leva mais tempo, portanto, deve ser implantado de maneira gradual”, finaliza.

O programa visa também, conscientizar a população sobre a importância de se preservar as placas de sinalização pública. Para solicitar correção das ruas
com problemas os moradores podem comparecer a sede da Semurb, localizada na rua Raimundo Chaves, 2000, Lagoa Nova.