O Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil foi tema de palestra para Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal e para visitadores do Programa Criança Feliz da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS). A ação faz parte do Setembro Dourado, campanha com o intuito de conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer em crianças e adolescentes.

“Por trabalharem diretamente com a comunidade, nossa intenção é capacitar esse público para que eles possam identificar sinais suspeitos ou alterações em alguma dessas visitas e incentivar os pais ou responsáveis a procurarem uma unidade de saúde caso desconfie da presença da doença”, comenta Isabel Lima, chefe do Núcleo de Saúde da Criança na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal.

A ação contou com um público de mais de 200 profissionais, que puderam se informaram sobre sinais e sintomas que podem denunciar a presença da doença, como dor ou aumento da barriga, palidez repentina, manchas roxas e dores nos ossos; presença de nódulos no corpo; perda de peso; manchas brancas na pupila; dores de cabeça, náuseas, vômitos, convulsões e alteração da fala no andar.

Durante todo o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal desenvolve ações com a intenção de alertar para os riscos do câncer infantojuvenil e incentivar pais e responsáveis a procurarem os serviços de saúde do município. Na terça-feira (19), a sensibilização acontece na UBS São João, localizada na Avenida Romualdo Galvão, 891, no bairro Tirol.