A abertura oficial dos XXXV Jogos Escolares Municipais (JEMs) da Rede Municipal de Ensino de Natal, vai acontecer na próxima sexta-feira (15), às 15 horas no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A tradicional competição desportiva promovida pela Prefeitura do Natal e Secretaria Municipal de Educação vai ser realizada de 15 a 26 de setembro. A coordenação do JEMs é de responsabilidade do Setor de Cultura, Eventos e Desportos.

Os Jogos Escolares Municipais têm como objetivo principal promover a integração e o intercâmbio entre os estudantes da Rede Municipal de Ensino, incentivando a prática esportiva como meio de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. O evento contará com a participação de 1.586 atletas, divididos nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, e disputando 15 modalidades: atletismo, basquete, badminton, capoeira, dança, ginástica, futebol de areia, futsal, handebol, judô, karatê, queimada, taekwondo, voleibol de areia e xadrez. Ainda se destacam duas modalidades paralímpicas, atletismo e bocha. Participam 35 escolas de Ensino Fundamental e estão envolvidos diretamente 80 professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino.

Durante o período dos jogos, diversas instalações esportivas em Natal servirão de palco para as competições, incluindo o Cemure, a pista de atletismo da UFRN, a Estação Cidadania, o Ginásio Nélio Dias, a UniFacex, o Palácio dos Esportes Djalma Maranhão e a Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade.

Os Jogos Escolares Municipais de Natal representam uma oportunidade única para que os estudantes demonstrem talento, determinação e espírito esportivo, enquanto promovem valores como trabalho em equipe, respeito e disciplina.