Na última quarta-feira (30), a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal – ARSBAN, participou do VII Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo (VII CIMAS), realizado na cidade de São Paulo/SP. O evento tem como objetivo congregar representantes de universidades, legisladores, reguladores, consultores e prestadores de serviço numa rica troca de informações e experiências através de palestras, exposições orais e feira de empreendedores.

Neste ano de 2023, o congresso teve como norte a integração de ações de proteção e remediação dos solos e das águas subterrâneas com as de gestão de recursos hídricos. Para tanto, representando a ARSBAN, a servidora Jeane Barbosa de Oliveira foi aprovada pela comissão científica do evento para apresentar seu painel intitulado “A arte como instrumento para proteção das águas subterrâneas: exposição caminho das águas”.

Segundo Jeane Oliveira, “participar desse evento tem sido uma oportunidade de troca de experiências com outras regiões do país e ter acesso às tendências e discussões mundiais da área”. A servidora apresentou os resultados do edital n° 001/2022, lançado pela Agência Reguladora, no qual convidou artistas plásticos da região metropolitana de Natal para desenvolverem quadros que refletissem a importância das águas subterrâneas para o abastecimento da região, dando visibilidade para a proteção ambiental do aquífero Dunas/Barreiras. Ao fim do edital, 12 obras foram selecionadas, resultando no livro de arte “Caminho das Águas” e na exposição itinerante de mesmo nome que levou as obras para três regiões da capital potiguar.


SOBRE A ARSBAN

A ARSBAN regula, normatiza e fiscaliza os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário desenvolvidos na capital pela Companhia de Águas e Esgotos do RN – CAERN, podendo também aplicar sanções nos termos do contrato e das legislações vigentes. Para denúncias e solicitações de serviço, o cidadão pode entrar em contato com a Companhia através dos canais de atendimento próprios (disque 115, site oficial da CAERN, atendimento presencial) e agora também pode contar com o aplicativo Natal Digital e realizar seu protocolo através da página da ARSBAN clicando em “Gere” seu Protocolo. Para denúncias junto à ouvidoria desta Agência Reguladora, o cidadão tem disponível o telefone 0800 281 5613, além do atendimento no Natal Digital.