A notícia foi confirmada na manhã desta quarta-feira (30) durante reunião entre a secretária de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira e o diretor de Engenharia de Trânsito da STTU, Carlos Milhor. Para esse fim, o evento contará também com a parceria de entidades como o Ciclo Comitê Popular, ACIRN, Bike Anjo, IFRN, UFRN, UERN, CETRAN, CPRE, PRF, SEL SETUR, Bombeiros, Guarda Municipal e entidades interessadas em colaborar para um trânsito mais seguro.

O 1o Fórum Potiguar da Bicicleta acontece dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro. O evento está inserido no protocolo da Organização das Nações Unidas com foco na redução do número de sinistros com mortes no trânsito através do Programa Visão Zero.

Ainda de acordo com o arquiteto Carlos Milhor, "em 2010, a ONU lançou uma campanha mundial para redução de mortes no trânsito e a bicicleta foi eleita o símbolo da luta em prol de vias mais seguras. Portanto, houve um foco na mobilidade ativa composta por ciclistas e pedestres justamente por serem os atores esquecidos nos projetos de sistemas viários durante muitos anos. As cidades foram desenhadas para o automóvel e atualmente passam por um processo de requalificação das ruas para que pedestres e ciclistas tenham de fato seus espaços de circulação garantidos e seguros. Natal vem fazendo o dever de casa e estamos caminhando neste sentido.”

“O caminho é longo e precisamos unir esforços para um trânsito mais seguro. É com esse intuito que em 2023 estamos preparando um Fórum Potiguar da Bicicleta, com a intenção de realizarmos diversas ações que envolvem a sociedade no processo”, destaca o arquiteto e urbanista.