A equipe do Serviço de Benefícios, ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, irá capacitar na próxima sexta-feira (20), na sede da secretaria, os profissionais das áreas de psicologia e assistência social que atuam nas duas unidades volantes dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS.

“A capacitação é referente ao acompanhamento dos assistidos pelo Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC e seus familiares. Iremos explicar como funciona o serviço, quais são os benefícios e como fazer para incluir novos beneficiários e seus familiares na rede socioassistêncial, ou seja, programas e serviços ofertados pelo município”, afirma Solange Pereira, Coordenadora do Serviço de Benefícios da Semtas.

Ao todo serão 15 profissionais das unidades volantes que serão capacitados. Eles receberão folderes, cartilhas explicativas, uma lista com o nome dos beneficiados e os questionários. “Após a palestra, os técnicos realizarão visita aos beneficiados para a aplicação de um questionário, que será devolvido ao BPC. Desse material serão diagnosticados os problemas e em seguida elaborado de um plano de ação com a finalidade de melhorar os serviços prestados”, afirma a Coordenadora do Serviço de Benefícios da Semtas.

Ainda de acordo com Solange Pereira, outros profissionais da área serão capacitados. “Depois realizaremos a palestra para os psicólogos e assistentes sociais das oito unidades dos CRAS. A data ainda será divulgada”, conclui a Coordenadora.

Sobre o Serviço de Benefícios

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas,  o Serviço de Benefícios tem como objetivo promover ações de Proteção Social Básica, destinadas ao atendimento de pessoas idosas e de pessoas com deficiências, criando condições de promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

O Serviço de Benefício atende a uma demanda que abrange as quatro regiões administrativas do Município do Natal. O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, a Carteira do Idoso e o Programa BPC na Escola são executados neste Setor e também nas cinco unidades descentralizadas dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.