Na última quarta-feira (16), a Prefeitura de Natal realizou uma ação integrada voltada a oferecer diversos serviços à população em situação de rua. Ao todo, nove órgãos da administração pública municipal uniram esforços na iniciativa que acontece na Praça Augusto Leite, no bairro do Tirol, zona leste. O trabalho conjunto está inserido no Sistema Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (SISMUD). A realização das ações intersetoriais coincidiu com as comemorações do Dia Nacional da População em Situação de Rua, com o objetivo de ampliar a conscientização e fortalecer a colaboração entre diferentes setores para oferecer serviços específicos a esse público vulnerável.
Ao longo do evento, os participantes tiveram acesso a vacinação, atendimento da equipe do Núcleo da Defensoria Pública (Nudev), orientações veterinárias do Zoonoses para os animais de prevenção, informações sobre projetos habitacionais, programas de redução de danos pelo CAPS AD Norte, APTAD e Centro Pop. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu uma roda de conversa sobre educação e informou sobre a oferta de um curso de alfabetização de jovens e adultos a ser montado no Albergue ou UAI 24h.
Atrações culturais também fizeram parte da programação, que contou com a participação do palhaço Petheleco, da Banda Filarmônica da Escola Municipal Ferreira Itajubá, do Boi de Reis do Bom Pastor. Atividades esportivas também foram ofertadas através de professores da Sel e de integrantes do Programa “Semente Cidadã”, da Guarda Municipal. Ao final, todos receberam refeições e ainda puderam contar com uma porção extra para outro momento do dia.
Participaram da iniciativa equipes das secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas); Defesa Social e Segurança Pública (Semdes); Educação (SME); Saúde (SMS); Esporte e Lazer (Sel); Planejamento (Sempla); Habitação (Seharpe); Cultura (Secult) e Políticas Públicas para as Mulheres (Semul). O evento foi projetado com base no item 3.7 do Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Decreto 12.503/2022), que direcionou a realização de atividades específicas para esse segmento da sociedade.
Na ocasião, estiveram presentes Sheila Freitas (Secretária da Semdes), Maria José Medeiros (Secretária da Semul), George Antunes (Secretário da SMS), Rayanne Araújo (Secretária Adjunta da SMS), Naire Capistrano (Secretária Adjunta da SME), Joice Torres (Secretária Adjunta da SEMTAS) e Nina Salustino (Secretária Adjunta da SEL).