No mês do folclore, será aberta a exposição O Dom do Juízo, nesta terça-feira (8), com participação de mais duas exposições convidadas, na galeria Newton Navarro. A exposição vem fomentar a cultura popular no mês de agosto e promete muito movimento, como também partilhas de conhecimento, através do resgate da ancestralidade, encarnada na pessoa do Mestre Arraia, como é conhecido popularmente, Eduardo Luiz do Nascimento. O mestre é percussionista dos folguedos do Boi Pintadinho, Bambelô Cajueiro Abalo, Cordão da Burrinha Pintadinha e o Jaraguá, grupos de cultura popular, pertencentes à Vila de Ponta Negra.

Eduardo Luiz do Nascimento, cearense de nascença e natalense de coração, morador da Vila de Ponta Negra há mais de 50 anos, com muita história para contar e muito conhecimento para ensinar, fez da sua vida, da sua arte e da sua casa o seu atelier. Sempre trabalhando como pescador e artista popular, realiza a sua primeira exposição, somente agora, aos 65 anos, estreando, nessa exposição, como artista plástico. 

Segundo o Mestre Arraia, “a inspiração está na mente, no juízo” – daí nasceu o título da exposição, segundo a curadora Maria Marhé, explicando o processo criativo do artista, bem como a sua narrativa de vida, a partir da arte, nas confecções de bonecos, esculturas, artesanatos e figurinos, tudo criação de uma mente brincante e criativa. 

A exposição O Dom do Juízo tem a participação de duas outras convidadas que integram, coletivamente, sua estreia nas artes plásticas e no cenário da cultura potiguar.  Estão agregadas à exposição O Cordão da Burrinha Pintadinha e o Jaraguá, criação de Maria Marhé. O cordão é uma brincadeira voltada para educação patrimonial, composta por personagens do folguedo Boi Calemba, no qual o Mestre Arraia é participante fundamental, na produção dos personagens, bem como compartilhando os saberes de forma lúdica e divertida, integrando a percussão.  
A exposição O Dom do Juízo, está sob a curadoria da produtora e pesquisadora de cultura popular, Maria Marhé. A produção é fruto da parceria com Nathy Passos, ambas atuantes no cenário da arte e da cultura popular e na salvaguarda das manifestações populares da Vila de Ponta Negra, com realização de MMarhéproduções criativas, com apoio cultural da Prefeitura do Natal, a convite do presidente da Funcarte, Dácio Galvão. 

Esta produção atua respeitando a memória e saberes de quem já se foi e estimulando a reinvenção da tradição nas novas gerações. A abertura da exposição será nesta terça-feira (8), às 19h, com permanência até o dia 26, das 8h às 16h, na galeria Newton Navarro, localizada na Fundação Capitania das Artes, no Centro da cidade do Natal/RN. 
Aberto para visitação de escolas, através dos contatos: (84) 99656-7004 e (84) 99136- 4195.