A Prefeitura de Natal, por meio da Câmara Técnica de Proteção e Defesa Civil, realizou um evento na manhã deste sábado (5), no Bairro de Mãe Luíza para os moradores da comunidade Aparecida, que foram atingidos pelo deslizamento de terra, em 2014. A ação aconteceu no Ginásio Poliesportivo Arena do Morro e teve como tema central a Educação Ambiental.

A ação de conscientização ambiental aos moradores tratou de assuntos importantes como Resíduos Sólidos, com uma palestra realizada por representantes da Semurb e Urbana; o deslizamento de encostas foi tema do debate promovido pela Defesa Civil (Semdes); Boas práticas de saneamento básico, ministrada pela Arsban; e o Novo residencial e revitalização do espaço das antigas casas realizada, com representante da Seharpe.

De acordo com o secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Emmanuel Campos, a ação educativa promovida pela Prefeitura através das secretarias, é fundamental para os moradores tomarem ciência da importância e dos cuidados com o meio ambiente.

Moradora da Rua São José desde 1974, Hildete Correia dos Santos, contou que aguarda com muita expectativa pela sua nova moradia. “Estou participando hoje das orientações da prefeitura para aprender e colocar em prática tudo sobre o meio ambiente. É muito importante a explicação e também estou ansiosa pra voltar a morar aqui, nesse bairro que tanto amo. Atualmente mora na Zona Norte e tenho fé que logo vou voltar pra cá”, explica.

Segundo Fernanda Jucá, diretora da Defesa Civil, esse é o primeiro evento de conscientização que a Prefeitura realiza na comunidade. “Estamos promovendo essa ação para desenvolver a consciência e percepção ao risco da comunidade. Onde eles moravam eram uma região de alto risco e eles precisam entender que esse antigo local precisa ser reurbanizado e não pode ser mais ocupado com moradias. A prefeitura de Natal irá entregar o Residencial Mãe Luíza para as famílias que foram atingidas pelo deslizamento de terra em 2014”, disse.