O projeto Festa de Casamento, desenvolvido com os alunos do ProJovem Urbano de Natal, do núcleo 702, instalado na Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado, situada à Rua da Ribeira, S/N, no bairro do Guarapes, coordenado pela professora de Qualificação Profissional, Ana Rosângela de Araújo, foi destaque durante a I Mostra Nacional do ProJovem Urbano, que se encerra hoje em Brasília (DF).

O projeto em questão foi executado em dezembro de 2006, na Igreja Padre Anchieta, no Bairro Lagoa Nova. Elaborado a partir do tema integrador, “Juventude e Comunicação”, no qual era mostrado a preparação e organização de um evento, neste caso, o casamento, Além de o outro tópico intitulado de “Comunicação e Trabalho”, apresentando a comunicação no trabalho e a importância na busca do mesmo.

Tomando os dois temas como ponto de partida, foi planejada uma aula expositiva, seguida de pesquisa de campo e por fim, a apresentação do seminário, onde os grupos – formado por cinco alunos - apresentaram o resultado para todos os alunos, passando a sonhar com a realização do casamento. Na seqüência, junto à professora Ana Rosângela, o grupo elaborou um projeto intitulado “Festa de Casamento”, culminando com a execução do mesmo, que pela organização e seriedade, conseguiram parceiros de empresas privadas e instituições locais.

Também foi destaque durante a mostra, o grupo “Vozes da Juventude”, uma reunião de jovens cantores que entoam canções como o tema da Juventude do ProJovem Urbano, “A Juventude”. Já este projeto, nasceu durante os preparativos para o Dia Nacional da Juventude dentro das comemorações do Núcleo 3, localizado na Escola Municipal José de Andrade Frazão, Zona Norte, de Natal. Na ocasião, diante da proposta para apresentações na escola, um grupo de alunos se propôs a ensaiar – para cantar e encantar – a canção que engloba esta importante temática.

De acordo com a coordenadora executiva do ProJovem Urbano de Natal, a professora Terezinha de Araújo Farias, o grupo “Vozes da Juventude” é uma realidade devido à grande força de vontade dos jovens, que em poucos dias, reuniram-se em apresentações, saraus, eventos culturais e artísticos direcionados ao público em geral.

Projovem Urbano

O ProJovem Urbano é executado pela Secretaria Nacional de Juventude em parceria com estados e municípios. Nas cidades com mais de 200 mil habitantes, a parceria é feita diretamente com a prefeitura, como é o caso de Natal. Com duração de 18 meses, a ação é destinada aos jovens com idade entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever, mas não concluíram o Ensino Fundamental.

Somente, o ProJovem Urbano de Natal, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), atualmente registra 7,5 mil alunos matriculados, dos quais, quatro mil, entraram em abril de 2009, e os outros 3,5 mil, em maio deste ano.