Na manhã desta quarta-feira (26), o Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) foi palco de um evento inovador promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Natal. A formação compartilhada reuniu equipes gestoras de diversas unidades de ensino da Rede Municipal de Natal para discutir estratégias de fortalecimento da gestão democrática.

A diretora do Departamento de Gestão Escolar (DGE), Wanessa Cristina Rodrigues relatou sobre a importância dessa apresentação, para os gestores das unidades de ensino do município de Natal. “A formação para os diretores administrativo- financeiros e pedagógicos desse mês tem como foco o acompanhamento do Plano de Ação Trienal 2022/2024, com ênfase na dimensão das práticas pedagógicas, considerando que no ano anterior as discussões foram mais voltadas para as dimensões da gestão democrática e da estrutura. Esse momento é de suma importância para despertar a reflexão sobre as metas e ações voltadas para o ensino e a aprendizagem dos estudantes”, destacou a diretora do DGE.

Com o tema "O Fortalecimento da Gestão Democrática: Formação Continuada e Acompanhamento Trienal", o encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais da educação, visando o aprimoramento das práticas administrativas e pedagógicas. Durante a formação, três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) ganharam destaque ao apresentarem projetos desenvolvidos pelo corpo docente escolar. Os CMEI Dra. Zilda Arns, Saturnina Alves de Lucena e Professora Marilanda Bezerra de Paiva, apresentaram iniciativas que vêm revolucionando o ambiente escolar e aproximando ainda mais a comunidade da gestão das unidades educacionais.

A diretora pedagógica do CMEI Professora Marilanda Bezerra de Paiva, Nair Lima dos Santos, destacou em sua apresentação que iniciativas como essas podem auxiliar na execução do trabalho do corpo docente nas unidades de ensino. “Vale muito a pena essa troca de experiências, pois através dela podemos observar o fortalecimento dos vínculos entre os  outros CMEI. É interessante que essas unidades de ensino parceiras  pensem juntos e tenham as mesmas perspectivas e objetivos, e além disso possam organizar a distribuição de tarefas para que não nenhuma unidade fique sobrecarregada”, apontou a gestora Nair Lima.

Por ter sido uma apresentação voltada para os gestores pedagógicos das unidades de ensino do município, a diretora administrativa da Escola Municipal Professor Ascendino Henriques de Almeida Júnior, Mintza Idesis Jácome Bezerra pontuou que a apresentação foi de extrema importância, para se alinhar junto com outras unidades municipais de Ensino e desenvolverem o melhor trabalho no âmbito escolar. “Hoje essa formação serviu para que adquirissem uma experiência bastante interessante,para desenvolver essa formação conjunta”, pontuou a gestora.