O final de semana foi de festa e tradição na Rede Municipal de Ensino. Depois do recesso escolar, algumas unidades aproveitaram para festejarem o período junino, que termina se prolongando no mês de julho. Um exemplo, foi o arraiá da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, localizada na zona norte. A unidade de ensino atende 727 estudantes. O diretor administrativo-financeiro Edson Crézio L. Barbosa destacou a alegria de reunir a comunidade escolar. “A festa tradicionalmente ocorre no mês de junho, mas este ano realizamos em julho e as famílias acolheram muito bem o convite da escola, pois é uma festa muito esperada. Tivemos várias apresentações culturais. Foi um momento para resgatar nossa cultura e reforçar os laços de afetividade entre as famílias”.

No CMEI Paulina Engrácia Mariz de Faria, a festa aconteceu com a temática “Nordestino selva, explorar valores e xilografar com Jefferson Campos”. “A xilogravura era algo desconhecido até então em nossa comunidade escolar, foi algo bastante importante para a gente, que teve também a interação da família, que é muito importante para o desenvolvimento das crianças”, destacou a diretora Glenda Barreto G. de França. O espaço da unidade de ensino, ficou todo instagramável com xilogravuras espalhadas por toda a escola, além de painéis com referências nordestinas. A unidade de ensino tem 150 crianças matriculadas.

No CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão, que atende 351 crianças, a festa ocorreu em torno do trabalho realizado sobre a colheita. Segundo a gestora pedagógica Gildene Ferreira Aguiar, foi feito todo um estudo sobre o tema destacando descobertas valiosas sobre a cultura nordestina, como vestimentas e o plantio de grãos essenciais na alimentação. A festa contou com apresentações artísticas, pescaria, exposição de cordéis, e a participação efetiva da comunidade escolar.

A festa junina da Escola M. Prof. Ascendino Henriques de Almeida Júnior, localizado no bairro Pitimbu, promoveu na tarde de sábado o 27º Arraial Junino, que contou com uma variedade de comidas típicas em dois pontos da escola, além de uma casa de taipa estilizada para fotos e na quadra poliesportiva a tradicional apresentação das turmas  incluindo o concurso de Rei e Rainha do Milho.  Uma apresentação da quadrilha junina da Escola Estadual Antônio Pinto complementou a programação. A unidade atende 676 estudantes do Ensino Fundamental.

No CMEI Professor Belchior Jorge de Sá, os festejos integram o projeto voltado aos 10 anos da unidade e ao nome do patrono, que inspirou por meio da cidade natal do professor Belchior Sá, São Gonçalo do Amarante (RN), toda a temática da festa. “Estamos focando na cidade onde ele nasceu, então trabalhamos com as crianças a cultura local, e agora estamos mostrando todo esse trabalho que foi desenvolvido neste trimestre”, disse a diretora pedagógica Ana Maria Albuquerque. O CMEI localizado na zona norte atende 212 crianças da Educação Infantil.

"Nosso objetivo é resgatar as tradições do Nordeste brasileiro, que é a nossa festa junina. Destacamos nesse contexto, a obra do paraibano Ariano Suassuna”, como ponto de resgate das tradições nordestinas”, destacou a diretora pedagógica da Escola Municipal Vereador José Sotero, que atende 618 estudantes no três turnos. No domingo (17), a festa aconteceu para os 511 estudantes da Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim, também localizada na zona norte.