Centenas de pessoas saíram de suas casas na manhã deste domingo (9) para uma manifestação a favor da obra da engorda da Praia de Ponta Negra, maior cartão postal da cidade.  Um ato público que iniciou na Avenida Praia de Ponta Negra e seguiu até o Morro do Careca, contou com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, do deputado estadual Luiz Eduardo, vereadores de Natal, entidades do setor do turismo, autoridades municipais, estaduais e federais, empresários e moradores da região.

Em discurso, o prefeito destacou a importância do andamento da obra da engorda para não prejudicar o Morro do Careca que está sendo prejudicado pelo agravamento das erosões. “Hoje viemos abraçar o nosso Morro do Careca como ato simbólico. A obra da engorda é de caráter de urgência. Estamos aqui reunidos com a população para chamar a atenção dos órgãos federativos envolvidos, para que acelerem o processo e possam dar mais celeridade às etapas técnicas e fazer com que o projeto da engorda avance. Precisamos salvar o nosso cartão postal e dessa forma fomentar o turismo, a geração de emprego e renda para a nossa cidade”, afirmou.

Para o secretário do Meio Ambiente do município (Semurb), Thiago Mesquita, o ato público realizado pela população é uma resposta positiva e que é preciso a união dos poderes de competência do estado e da União, para o avanço do processo de emissão da licença. “O projeto da engorda é essencial e estamos preocupados com a falta de celeridade do Idema. É preciso diálogo e compreensão para desenvolver o turismo na região e também para conter o processo de erosão”, explicou.

A manifestação pacífica também contou com a presença do secretário de Infraestrutura (Seinfra), Carlson Gomes que reforçou a importância da obra e o apelo da população. “A obra do enrocamento é essencial para o projeto de engorda com o alargamento da faixa de areia para reduzir a erosão do Morro do Careca. O município já tem em mãos, os 40 questionamentos que o Idema solicitou. Iremos anexar amanhã de manhã na audiência e essa manifestação é para reforçar que a população entendeu a importância da obra, para a recuperação do  Morro do Careca”, disse.

Ao lado de sua família, a moradora do bairro de Ponta Negra, Tereza de Souza, fez questão de participar do evento e declarou seu apoio à engorda. “Moro aqui na Vila há mais de 20 anos. Sou da época de subir no morro e hoje em dia não posso chegar perto porque tenho medo. É preciso tomar alguma providência e salvar o nosso cartão postal. Fiz questão de trazer a minha família para participar da caminhada como forma de me solidarizar. Parabenizo todas as autoridades que fizeram esse protesto para sensibilizar o Idema”, finalizou.

O ato público foi encerrado com um abraço coletivo em frente ao Morro do Careca em tom pacífico para chamar a atenção dos órgãos responsáveis pela liberação da licença da obra da engorda.