Nesta quinta-feira, 06, o Cemure foi palco da abertura da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas/Natal) em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). Com o tema "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!", o evento contou com a presença de mais de 250 inscritos e foi marcado por apresentações culturais das crianças da Legião da Boa Vontade - LBV e da Casa do Menor Trabalhador.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Auricéa Xavier, expressou sua gratidão pela participação de todos e ressaltou a importância do evento como espaço de fortalecimento coletivo e construção efetiva da Assistência Social como política pública.
Durante os dois dias do evento, serão realizadas palestras, grupos de trabalho e outras atividades interativas, envolvendo trabalhadores da política de assistência social, entidades prestadoras de serviços, órgãos públicos da área e, principalmente, os usuários dos serviços socioassistenciais.
A secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, destacou a honra de fazer parte da conferência ao lado de representantes de segmentos tão relevantes para o Sistema Único de Assistência Social. Ela ressaltou a importância das conferências como momentos cruciais de avaliação, reflexão sobre os avanços e desafios da política pública de Assistência Social. Ana Valda também agradeceu o empenho do prefeito Álvaro Dias na execução da Política de Assistência Social e no apoio fornecido à Semtas.
O promotor da 21ª promotoria de Justiça, Marcus Aurélio de Freitas Barros, enfatizou a singularidade das conferências, pois os direitos sociais não se concretizam sem a implementação de políticas públicas. Ele citou uma frase do pensador Edmund Bunke, que diz que um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la. Portanto, o desafio do SUAS de Natal é basear-se no que já foi construído e pensar em formas de solidificar, ampliar e aprimorar o sistema.
Bruna Barreto, representante do Ministério do Desenvolvimento Social, expressou sua satisfação em participar da conferência, elogiou a bela apresentação das crianças e destacou os esforços do Ministério para participar de todas as conferências nas capitais, visando fortalecer esses espaços de participação, focando na população mais vulnerável do país.
Com o objetivo de fomentar o debate ao longo de todas as etapas da conferência, os participantes terão a oportunidade de se envolver em discussões e contribuir com ideias. Os eixos temáticos abordarão tópicos como financiamento e orçamento, controle social, articulação entre os segmentos, serviços, programas e projetos, benefício e transferência de renda.
A abertura do evento contou com a presença da secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, da presidente do CMAS/Natal, Auricéa Xavier, da representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Bruna Barreto, do Promotor da 21ª Promotoria de Justiça, Marcus Aurélio de Freitas Barros, dos vereadores Júlia Arruda e Daniel Valença, da representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Ieda Gomes, da representante do Conselho Regional de Serviço Social, Eliane Silva, da representante dos usuários do SUAS, Neurivânia da Silva e da representante de entidades socioassistenciais, Isabelle da Silva.