A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas, comunica que 579 famílias em Natal correm o risco de perder o benefício do Bolsa Família por não estarem realizando o saque do dinheiro disponibilizado mensalmente pelo programa social, do Governo Federal. As famílias podem ter o benefício cancelado caso não regularizem a situação. A lista para consulta está disponível, de forma gratuita, no Aplicativo Natal Digital.

"Pedimos que essas pessoas consultem, urgentemente, o aplicativo da Prefeitura e façam o resgate do pagamento. O aplicativo é fácil de baixar. O usuário após baixar o app, disponível no Google Play e Apple Store, deve clicar no ícone Guia de Serviços, depois clicar em Cadastro Único e por último clicar em Consulta de Benefício Bolsa Família. A consulta deve ser feita pelo NIS ", afirma a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

O cancelamento do programa pode ocorrer pela ausência de movimentação e/ou saque do benefício, desatualização cadastral, prestação de informações incorretas e renda acima da declarada. Em se tratando da não retirada dos valores, o Governo Federal determina que o dinheiro deve ser sacado em, no máximo, 90 dias. Caso não ocorra a operação, ele retorna para a União.

A chefe do Cadastro Único, Andréia Melo, explica que isto ocorre porque o Governo entende que aquela família já não mais está precisando do benefício e ocorre o cancelamento automático. "É importante e necessário que as famílias retirem o dinheiro, pois ele não pode ficar acumulando", alerta.

Em caso de dúvidas e/ou informações, as famílias podem procurar a Caixa Econômica Federal com documento com foto e o número do NIS.