A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas, participará do projeto “Participa Natal nos Bairros”, neste sábado (01), com diversos serviços que irão beneficiar diretamente os moradores do bairro Pajuçara, um dos mais populosos da cidade. A ação acontece das 8h às 12h30, na Escola Municipal Prof. Maria Alexandrina Sampaio, rua do Anequin, s/n.

No local, a comunidade irá contar com a inclusão e atualização do Cadastro Único, 120 vagas para inscrições nos cursos de qualificação profissional do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo da Zona Norte, corte de cabelo, design de sobrancelhas,  emissão de carteira da pessoa idosa pelo Conselho do Idoso, agendamento, encaminhamentos, RG e plastificação do Setor de Benefícios.

Além disso, a Semtas levará atividades lúdicas e orientações sobre trabalho infantil, abuso e exploração sexual coordenado pelo Peti e Seas, Orientação psicossocial com equipe de assistentes sociais e psicólogos dos Creas e dos Serviços de Calamidades e Emergênciais, informações sobre carteira do artesão, formalização de MEI e Emissão de Documento de Arrecadação do Simples.

O Participa Natal nos Bairros vai levar também serviços de várias secretarias da Prefeitura de Natal e de diversos parceiros estreitando laços com a comunidade. "Durante toda a manhã estaremos juntos oferecendo à comunidade de Pajuçara uma gama de serviços executados pela pasta do Trabalho e Assistência Social e por diversas secretarias. O prefeito Álvaro Dias está de parabéns com a iniciativa de retomar o projeto. Levar os nossos serviços para os bairros para que todos tenham acesso e atender a população de Natal de braços abertos nos trará grandes resultados, afirma a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

Projeto

O  “Participa Natal nos Bairros” foi criado em 2019 e teve que ser descontinuado por conta da pandemia do Covid-19. A ação, coordenada pela secretaria de Planejamento,  ocorre uma vez por mês, sempre aos sábados, ocupando as dependências de uma unidade de ensino da rede municipal pré-definida pela gestão e que atende aos critérios do projeto, onde oferta, gratuitamente, atendimento e serviços das secretarias municipais e das empresas privadas e instituições não governamentais parceiras, nas áreas de saúde, educação, lazer, estética, jurídica, assistencial, entre outras.