Contribuir para o desenvolvimento da educação nas escolas públicas do município do Natal. É este o objetivo do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal do Natal e o Grupo Novos Líderes, para a implantação do projeto Escola-Empresa nos estabelecimentos de ensino da capital potiguar.

O projeto consiste na doação mensal de recursos financeiros, que serão utilizados para melhoria da qualidade da educação nas escolas de Natal. De acordo com Karol Diniz, um dos organizadores do Novos Líderes em Natal, será oferecido curso de experiência empresarial em gestão para que as escolas melhorem seu desempenho educacional, principalmente em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A iniciativa tem o apoio do Programa Parceiros da Educação com métodos e processos desenvolvidos ao longo dos últimos 15 anos em São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com mais de 90 escolas parceiras.

Inicialmente foram enviados convites para 10 escolas de Natal participarem do projeto, mas apenas quatro responderam ao cadastramento. Uma delas será escolhida na próxima semana para dar início ao projeto.

Grupo Novos Líderes

O projeto consiste em ações de integrantes do setor privado e visa refletir temas da esfera pública que demandam um novo posicionamento e rápido planejamento dos gestores políticos, da rede empresarial e da sociedade, como educação, saúde, política, reforma tributária e meio ambiente. O objetivo é definir metas, consolidar diretrizes, aglutinar grupos empresariais e aplicar propostas.

A principal atuação do grupo é a promoção e monitoramento de parcerias entre empresas e escolas públicas que levam à educação pública a experiência em administração e gestão dos empresários, além da doação mensal de uma quantia em dinheiro para viabilizar a experiência.

Além da promoção de parceria entre empresas-escolas públicas, a Associação Novos Líderes Natal atuou em projetos como a Caravana da saúde Escolar, resultando na doação de 10 mil óculos de grau e campanha de doação de livros às bibliotecas de escolas públicas ”Ler livro é ser livre”, lançada em 26 de junho de 2010.

Para o próximo ano estão previstas ações e projetos futuros de correção online de redações de alunos das séries finais, além do concurso anual de língua portuguesa.

Também compareceu ao evento de assinatura do convênio, o empresário Marcantoni Gadelha, que fez doação simbólica de livros para campanhas dos Novos Líderes.