A Prefeitura de Natal, buscando inovar e inserir novos conceitos de inclusão aos eventos da cidade, promove a "Área PCD" no São João de Natal. O espaço vai acolher as pessoas com deficiência, com direito a um acompanhante, para assistirem aos shows com conforto e acessibilidade, na área mais privilegiada da Arena das Dunas.

A partir da próxima terça-feira (20) até o dia 25 de junho, o pólo Arena das Dunas terá uma vasta programação cultural e este ano conta com uma área exclusiva para as pessoas com deficiência que podem participar se cadastrando através do Aplicativo Natal Digital - na aba Serviços, disponível para as plataformas iOS e Android, podendo ser baixado gratuitamente por qualquer usuário de smartphones.

Para a titular da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), Joanna Guerra, pasta responsável pelo desenvolvimento do aplicativo Natal Digital, o São João inclusivo é uma iniciativa muito importante e só comprova que a Prefeitura a cada ano busca evoluir e alcançar o objetivo de disponibilizar e oferecer para a população grandes eventos de forma democrática e inclusiva. “O poder público, junto com parceiros, promove eventos que geram emprego e renda para nossa cidade oferecendo oportunidades a todos. Esse São João será o mais emblemático de Natal. E dessa forma, o aplicativo de Natal abraçou o São João inclusivo na medida em que disponibiliza uma funcionalidade exclusiva, na qual o cidadão e o turista podem acessar toda a programação cultural junina e, no caso das PCD, se inscrever para participar da festa em espaço exclusivo nos shows do Arena das Dunas”, disse.

A pessoa com deficiência que se enquadra na definição de PCD preconizada no artigo 2.º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) n.º 13.146, vai ter acesso a um formulário que está no aplicativo de forma gratuita em todas as plataformas (Android e iOS) e lá terá que comprovar através de laudo, carteira da SEL ou cartão de gratuidade da STTU a sua condição de deficiência para poder validar a inscrição.

A pessoa vai receber a confirmação se ela conseguiu estar dentro do quantitativo do espaço equivalente a 10% do total, de acordo com a legislação vigente de acessibilidade. Se ela não estiver de acordo com o que está previsto para ter acesso a esse percentual reservado, ela entrará em cadastro de reservas.

Caso as pessoas cadastradas não cheguem até o horário previsto de cada dia, os suplentes poderão acessar o espaço. Cada inscrição deve ser realizada por dia, uma por CPF e a pessoa com deficiência pode levar um acompanhante. As pessoas terão acesso exclusivo pelo portão P12, na Avenida Lima e Silva.

"Essas novidades representam inclusão, e vão despertar, nas pessoas com deficiência o desejo de sair de casa para aproveitar os festejos juninos. Elas sabem que, com uma área exclusiva, intérprete de libras vão conseguir se divertir com a dignidade e o respeito que merecem", afirma o vereador Tercio Tinoco.

O espaço para a pessoa com deficiência será ofertado gratuitamente e está localizado em uma parte que fica próxima ao palco principal do evento. O São João de Natal tem o apoio do Sesc RN.