O Banco de Alimentos da Prefeitura do Natal completou um ano como um dos equipamentos municipais que mais atuam de forma estratégica na garantia da segurança alimentar para a população mais vulnerável da cidade.  Desde a sua reestruturação, em 2022, o programa arrecadou mais de 20 toneladas de alimentos. Para marcar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), promoveu nesta quarta-feira, (14), no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), um evento para incentivar as pessoas a doarem alimentos, ampliar a rede de parceiros e instituições atendidas. A programação contou com a apresentação do Coral Encantando Vozes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/) Natal) e apresentação do balé infantil da Casa do Menor Trabalhador.

Na oportunidade, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, parabenizou os empresários e as instituições parceiras e reforçou a importância de que mais empresas possam aderir ao Banco de Alimentos. “É muito importante participar de um evento como esse, no qual pretendemos estimular, divulgar o Banco de Alimentos, tendo em vista que muita gente não participa por não saber que existe esse programa de grande alcance social. Com essa divulgação esperamos que mais parceiros venham somar à Prefeitura Municipal no sentido de contribuir  e fazer com que essa iniciativa seja cada vez mais  abrangente atendendo um número maior de famílias carentes da cidade de Natal”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Atualmente, o programa atende ao todo 23 instituições assistenciais cadastradas pela  Semtas e impacta cerca de 5.160 pessoas mensalmente.  Os alimentos são coletados junto à rede de doadores, avaliados e selecionados pela equipe técnica do Banco de Alimentos, vinculados ao departamento de Segurança Alimentar da Secretaria. O programa viabiliza a captação e distribuição de gêneros alimentícios provenientes de doações dos setores público e privado, como explica a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

"O prefeito Álvaro Dias sempre teve a sensibilidade e a inovação de implantar um programa como esse, que alcança as famílias de vulnerabilidade social, que possam receber esse alimento e tenham segurança alimentar. Ressalto que ao doar, a organização amplia as suas ações de responsabilidade social e cidadania, reduz custos com o descarte de produtos e são isentos de responsabilidade pelo consumo do alimento doado. Porém, o mais importante, auxilia no acesso ao alimento para quem mais precisa, e pode acompanhar de perto a destinação das doações: são crianças, pessoas com deficiência, idosos, os grupos beneficiados por esta rede”, explica.

Doações
As empresas de gêneros alimentícios que fazem doações ao Banco de Alimentos  ajudam várias entidades socioassistenciais e ganham reconhecimento no mercado. As empresas colaboradoras recebem o selo do programa, apoio de capacitação nutricional, além de ter sua logomarca divulgada no caminhão do banco de alimentos e nas sacolas das entregas. Hoje, o Programa atende instituições como Escola Ambulatório Padre João Maria-Casa da Criança, Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do RN - Hatmo, Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos- IERC/RN, Lar da Vovozinha, Casa de Idosos Jesus Misericordioso, Lar do Ancião Evangélico -LAE, Lar Fabiano de Cristo, dentre outras.

Os interessados devem entrar em contato no telefone (84) 3232.9498 e pelo 98602.5391 (whatsapp), de segunda a sexta-feira. O doador também pode entregar os alimentos na sede do Banco de Alimentos, na rua Manoel Miranda, 1860, Quintas.

Estiveram presentes ao evento, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, o deputado Estadual Adjuto Dias, vereadores de Natal, empresários de diversos setores e representantes das instituições beneficiadas.