No último mês de maio, as obras do novo Complexo Turístico da Redinha, realizadas pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, atingiram novo patamar de conclusão e seguem em ritmo intenso, com vistas a sua inauguração em 2024.

Ao longo do mês, a obra no mercado atingiu a concretagem de blocos e já segue rumo aos 20%. No setor da iluminação do entorno e da área do complexo, a Prefeitura chegou à marca de 21% de conclusão. No campo das novas calçadas, com acessibilidade, atingiu a fase dos 30%, e no asfalto do entorno chegou à marca de mais de 70% de conclusão. O enrocamento feito na praia, já chega à marca dos 46% dos serviços feitos, com a requalificação do sistema de defesa costeira (enrocamento aderente).

Considerada uma das obras mais emblemáticas da atual gestão, tanto pela dimensão do seu significado para o desenvolvimento do turismo, quanto para a transformação da população da cidade, segundo o prefeito Álvaro Dias, o propósito é mudar a vida dos moradores e empreendedores da Redinha e de toda a Zona Norte. "Estamos criando um novo pólo de desenvolvimento da nossa cidade, modificando uma região promissora que nunca teve um olhar tão especial como o que estamos dando agora. Vamos potencializar o turismo local, atrair novos negócios, fortalecer os que aqui existem, valorizar a região, gerar emprego, renda e oportunidades”, afirma.

A obra do novo Complexo da Redinha faz parte do projeto de reestruturação da praia localizada no litoral Norte. Os serviços estão divididos em cinco lotes, com orçamento de R$ 25 milhões, em uma parceria entre a administração municipal e o Governo Federal. As obras do Complexo foram iniciadas em abril de 2022 com a demolição do antigo mercado e o início da construção dos novos acessos para a praia.

Artesanato e mirante especial

A reurbanização e drenagem do entorno do Complexo seguem em avanço, com serviços concluídos em mais de 90%. "Com a rede pronta, acabaremos com focos de alagamento na área e deixaremos o espaço viável e seguro o ano inteiro", ressaltou o secretário adjunto de Obras da Seinfra, Rafael Dias.

Grande símbolo da nova fase no turismo potiguar, o Complexo Turístico da Redinha terá em seu escopo dois andares com 33 boxes, seis restaurantes, praça de alimentação, mirante, píer e deck para embarcações e varanda panorâmica. Além disso, no espaço do antigo Clube da Redinha, a Prefeitura proporcionará um centro de artesanato com quatro lojas externas e cinco quiosques internos. E a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes terá nova cerca e o quebra-mar (espigão) terá um mirante especial e moderno.