Na manhã deste sábado (3) foi realizado o mutirão de limpeza nas praias de Areia Preta, do Meio e do Forte. Foram recolhidos cerca de 400 quilos de resíduos dentre eles, sacos plásticos, canudinhos, copos descartáveis e garrafas plásticas. Ação fez parte da Semana de Meio Ambiente 2023, que visa conscientizar a população de que lixo é na lixeira.

Participaram do mutirão cerca de 50 alunos da Escola Municipal Prof. Laura Maia, da Praia do Meio, a equipe pedagógica e mães, além de educadores e fiscais ambientais da secretaria e Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb). Sob a orientação do professor Milton França, as crianças foram divididas em dois grupos, um foi para a praia do Forte e o outro foi em direção à praia dos Artistas. Foi estabelecido na saída, que deveria ser catado apenas sacos e canudinhos plásticos, copos e garrafas descartáveis e que o recolhimento seria na área de praia.

O grupo que foi para a praia dos Artistas esteve sob a coordenação dos educadores ambientais e o outro seguiu com os fiscais para a praia do Forte, chegando até a área de restingas. As crianças se envolveram na ação e recolheram mais de 30 sacos de lixo, num total de aproximadamente 400 quilos de resíduos recolhidos das praias. Ainda foi utilizado o drone pilotado pela equipe de fiscalização ambiental da Semurb, para acompanhar as crianças e identificar as áreas com mais acúmulo de lixo.

A coordenadora pedagógica da escola, Gildênia Silva, avalia que a importância da ação está nos desdobramentos que ela pode causar: “Foi bem legal para as crianças saírem do espaço rotineiro da escola e poder vir à praia e obter conhecimento de uma maneira diferente. Com certeza essa ação vai ajudar os alunos a conscientizarem as famílias e os banhistas”, disse.

Por fim, o mutirão de limpeza nas praias “Jogue Limpo! Na praia, no rio ou na rua, lixo é na lixeira” busca promover educação ambiental através de ações práticas. Nesse primeiro dia, o público presente foi de alunos de 4º e 5º ano, com faixa etária entre 9 e 10 anos, que participaram de uma sensibilização na sexta-feira (2) com os educadores ambientais da secretaria. Ação se repete na segunda-feira (5) em Ponta Negra, a partir das 8h, visando sensibilizar as pessoas sobre o descarte correto dos resíduos.

Confira programação completa da SEMA 2023 AQUI.