O projeto Vacinando com Natal chega à sua edição de número 11 com o tema “vacina mamãe”, intensificando a vacinação com o imunizante Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto (DTPa) para as gestantes do município. Durante todo o mês de junho, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convida as gestantes a procurarem uma unidade de saúde ou ponto extra para ficarem em dia com a imunização. O Dia D de intensificação da vacinação acontece neste sábado, 3 de junho.

A DTPa protege a gestante contra difteria, tétano e coqueluche, além disso, é responsável por transmitir anticorpos da mãe para o feto, protegendo assim a criança durante os primeiros meses de vida contra as doenças. A vacina é recomendada a partir da 20ª semana de gestação, ou até 45 dias após o parto, para quem já deu início ao período do puerpério.

“Atualmente o município conta com uma baixa adesão vacinal por parte das gestantes, o que pode aumentar o risco do surgimento de surtos, de epidemias e o ressurgimento de doenças que podem ser totalmente preveníveis por meio de vacinas. Então a imunização é importante, porque além de afetar a saúde materna, uma mãe não vacinada pode trazer graves riscos de adoecimento ao bebê, que depende totalmente dos anticorpos que são transmitidos da mãe para o filho para se proteger durante os primeiros meses de vida”, comenta Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

Veruska reforça que todas as vacinas necessárias do calendário vacinal da gestante encontram-se disponíveis de forma gratuita nos serviços de saúde do município, como o imunizante contra a Influenza, Covid-19, hepatite B e antitetânica.

As gestantes podem procurar, durante todo o mês, uma Unidade Básica de Saúde (UBSs) mais próxima da sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Ou um dos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Midway Mall, Partage Norte Shopping e Via Direta, de segunda a sexta-feira, no horário das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.

Dia D

No sábado (03), acontece o dia de intensificação da vacinação contra a Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto (DTPa), com a abertura de diversas Unidades de Saúde do município, funcionando das 8h às 12h, e dos pontos extras de vacinação, das 15h às 20h.

Confira a lista das salas de vacinação que abrem neste sábado:

Unidades de Saúde:

Pitimbú

Nova descoberta

Satélite

Pontos extras de vacinação:

Shoppings Midway Mall, Partage Norte Shopping e Via Direta, no sábado (3), funcionam das 15h às 20h.

Vacinação

A SMS reforça ainda que, além da vacina em destaque para o mês, os pontos de vacinação contam com todos os imunizantes de campanha e de rotina disponíveis para a população do município, com vacinas como a contra a Covid-19 (adulto e infantil), também contra a Varicela (catapora), Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola), VOP/VIP (Poliomielite), ACWY (meningites), Meningo C (meningite), Pentavalente (pneumonias), Hepatite A e Pneumocócica 10v (pneumonias, meningites, sinusites e otites), Hepatite B, Antitetânica, Tríplice Bacteriana (DTP), Febre Amarela e Influenza.