Nesta segunda-feira (29), a Diretora do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas da Prefeitura de Natal, Fernanda Jucá, promoveu um treinamento com os operadores teleatendentes do CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) visando o aprimoramento do recebimento de ocorrências relacionadas à Defesa Civil.

Com a proximidade do período chuvoso, a diretora ressaltou a importância de realizar esse tipo de treinamento, a fim de alinhar os procedimentos e apresentar o plano de contingência de Natal aos operadores. A iniciativa visa destacar o papel fundamental do CIOSP como porta de entrada das ocorrências e garantir que sejam adequadamente qualificadas antes de serem encaminhadas para a Defesa Civil.

Durante o treinamento, foi enfatizada a necessidade de compreender a natureza das ocorrências, identificando se são referentes a alagamentos, inundações ou outras situações de risco. Isso permitirá à equipe da Defesa Civil priorizar o atendimento de acordo com a gravidade de cada situação. Além disso, foi ressaltada a importância de conhecer as áreas de risco da cidade, a fim de priorizar a atuação nessas regiões.

Fernanda Jucá também ressaltou que todas as ocorrências geram demandas para a Prefeitura, podendo inclusive acionar o gabinete de crise. Portanto, é essencial que os teleatendentes compreendam os procedimentos e protocolos de atuação das secretarias do município, a fim de receberem corretamente as ocorrências e evitar erros, como encaminhamentos equivocados.

"Nós queremos que eles saibam exatamente quais tipos de ocorrência atendemos, como a Prefeitura atua e como devem nos repassar as informações, para que assim possamos assistir a população da forma mais rápida e eficiente possível", orientou.

Fernanda Jucá destacou ainda que esse treinamento é uma medida preventiva e visa garantir que todos os servidores estejam preparados para lidar com as adversidades do período chuvoso. “Ao fortalecer a parceria com o CIOSP e promover um melhor entendimento entre as equipes, a Prefeitura do Natal busca aprimorar seu sistema de resposta a situações de emergência diante de eventos climáticos adversos e garantir a segurança e um atendimento eficiente e eficaz à população", disse.