O servidor de carreira da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) e observador certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária e Filósofo Clínico, Guto Castro é um dos palestrantes da edição do UITP Global Public Transport Summit in the world´s 2023. Sua conferência acontece no dia 6 de junho, em Barcelona, na Espanha, dentro da sessão “Mobilidade e transporte público eficiente para viagens ativas e seguras”.

Durante sua apresentação, o pensador vai falar sobre as experiências que realizou como assessor de comunicação da Secretaria de Mobilidade Urbana, observador certificado do ONSV e professor de ética e filosofia. O tema central de sua conferência é uma provocação: Ética? Será um caminho para uma cultura de paz na mobilidade? O seu tema é bem atual e envolve o uso de conceitos como empatia, tolerância, solidariedade, o combate a violência e a intolerância no trânsito – nada mais pertinente.

Utilizando o filósofo grego Aristóteles, Castro fundamenta sua tese na ideia de ética como felicidade – o Bem Supremo. Para ele, uma vida sem ética é uma vida sem escolha. A ideia de segurança viária tem a ver com a felicidade de ir e vir em paz, dentro de um trânsito harmonioso. Mas, essa felicidade não pode ser construída sozinha, individualmente. De fato, deve ser uma construção coletiva inspirada em conceitos de empatia, solidariedade e respeito ao próximo assim como a si mesmo. Logo, a felicidade coletiva é maior do que o desejo de ser feliz sozinho no trânsito.

Com isso, o filósofo propõe a criação de uma cidade perfeita, um trânsito em paz, onde a convivência harmoniosa entre os pares é possível independentemente do desejo de cada indivíduo na busca pelo objetivo final, que é a felicidade.

Castro é ainda autor do projeto de lei municipal que determina a celebração do Dia Municipal em Memória às Vítimas de Trânsito, sancionado pelo prefeito Álvaro Dias e que acontece todos os anos, no terceiro domingo de novembro. Mas, recentemente o pensador, como Observador Certificado do ONSV, está realizando gestão junto ao parlamento do Rio Grande do Norte no sentido de aprovar o projeto de lei de sua autoria que ampara os órfãos e dependentes  – filhos de pais e tutores mortos em acidentes de trânsito. O projeto de lei foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio do Deputado Adjuto Dias.  Mais detalhes  no link: https://uitpsummit.org/speakers/castro/.