Na noite desta quarta-feira (17), a Câmara Municipal de Natal realizou Sessão Solene em homenagem aos artistas plásticos, poetas, escultores e demais profissionais da área, com entrega da comenda Dorian Gray Caldas, honraria criada pelo Decreto Legislativo 1390/2018, para ser entregue anualmente a artistas que se destacarem na área da cultura da capital potiguar.
No total foram 17 homenageados, entre eles, o prefeito de Natal Álvaro Dias, médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que iniciou sua vida pública em 1988, e foi apontado por ter, durante toda a sua vida publica, o olhar voltado a cultura do seu povo. À frente da Prefeitura de Natal, Álvaro Dias tem realizado investimentos na área da cultura, trazendo mais oportunidades para os natalenses.
O secretário de cultura do município, Dácio Galvão, representou o prefeito na solenidade e retransmitiu sua mensagem de gratidão pelo reconhecimento. “Fico muito feliz por ter sido agraciado com essa comenda. Um reconhecimento pela nossa luta em destacar, difundir, valorizar nossa arte, nossa cultura, e o talento da nossa gente. Talento que estão estampados nos grafites espalhados pela cidade, e nas apresentações musicais, culturais e artísticas em projetos promovidos e apoiados por nossa gestão”, disse.
Homenageados
Osmã Jácome Xavier de Mesquita - Poeta
Aldeci Torres Medeiros de Mesquita - Artista plástico
Masori - Artista plástico
Paulo Varela- Escritor, poeta, artista plástico, criador do primeiro espaço para o cordel no Rio Grande do Norte
Cláudio Cavalcanti - Artista plástico e criador da técnica barbacopel
Rayanna Rodrigues Cabral - Artista e experimentadora nas artes visuais
Maria Regina Soares Azevedo de Andrade -
Poeta
Lydianne Gislayne de Almeida Ribeiro -
Mandalista e grafiteira
Amanda Lopes de Medeiros - lustradora
Letícia Menezes Alvares - artista plástica
Andressa Louise Macedo Dantas - Designer
Ângelo Demolan - Artista plástico e moldurista, mais conhecido como Jotó
Vicente Serejo - Jornalista, professor da UFRN, Membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Sócio Emérito do Instituto Histórico e Geográfico do RN
Leonardo França - Artista plástico
Flávio Ferreira de Souza Freitas (Flávio Freitas) - Artista plástico
Ana Maria Salustino e Silva - Repórter fotográfica
A propositora da sessão solene foi a vereadora Brisa Bracchi (PT).
Comenda
Leva o nome de Dorian Gray Caldas, nascido em 16 de fevereiro de 1930 e se destacou através de seus trabalhos em pintura, escultura, cerâmica, tapeçaria, desenho e poesia, junto com outros grandes nomes das artes plásticas potiguares, como Newton Navarro, que foi seu grande amigo e companheiro em muitos trabalhos. Atuou como assessor da Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Norte (1967-1968) e da Fundação José Augusto (1974), e foi diretor do Teatro Alberto Maranhão (1967-1968).