O prefeito Álvaro Dias se reuniu com representantes da FIERN, Fecomércio, CDL, secretários da Prefeitura de Natal e Sociedade Civil Organizada para apresentar os projetos de requalificação do Centro Histórico de Natal. O encontro foi realizado nesta sexta-feira (12), no Palácio Felipe Camarão e contou com a presença do arquiteto urbanista carioca, Washington Fajardo.
Álvaro Dias abriu a reunião afirmando que a Prefeitura trabalha para renovar e repovoar os bairros históricos do Centro e Ribeira. “Temos uma série de projetos de obras estruturantes para esses locais e, mais que isso, temos também instrumentos, que foram criados com o Novo Plano Diretor de Natal, capazes de atrair a população para o local. Podemos utilizar isenções, ceder prédios públicos e utilizar até terrenos do município no contexto do Minha Casa Minha Vida para repovoar a área”, explicou o Prefeito.
O arquiteto urbanista Washington Fajardo, que foi presidente do Instituto Rio Patrimônio Histórico e assessor da Prefeitura do Rio de Janeiro na época dos Jogos Olímpicos, e é especialista na área com experiências exitosas nesse campo, concordou com o prefeito de Natal. “As pessoas precisam estar presentes. Não adianta investir no espaço público se não houver a presença das pessoas. Se não tiver ninguém, até para reclamar da falta de algo ou do mau uso, o lugar se deteriora muito rapidamente”, explicou.
Fajardo, que está em Natal participando do Motores do Desenvolvimento, evento promovido pelo Sistema Tribuna de Comunicação, citou instrumentos legais que incluem a área tributária, de outorga onerosa e de incentivos, como no caso da experiência levada adiante por ele na capital carioca, cuja base era um indexador para valorização dos imóveis reformados ou construídos nas áreas históricas. “Precisamos conter o esvaziamento das áreas centrais da cidade e criar um mecanismo para regenerar o valor dos imóveis é um bom caminho”, analisou.
Durante a reunião, foram levantadas as possibilidades de parcerias entre os entes públicos e as instituições representadas no encontro para andamento ainda mais rápido dos projetos de readequação dos locais.
Entre os projetos apresentados no encontro, a Prefeitura de Natal destacou a readequação da avenida do contorno, que engloba intervenções na Pedra do Rosário (construção de um mirante), na avenida Ulisses Caldas, Tavares de Lira e Dr. Barata. A integração dessas áreas, aliada à obra da Rua João Pessoa, que já foi iniciada, e a nova repaginação de espaços que já receberam investimentos municipais como o Beco da Lama e a Rui Pereira vão transformar a realidade do Centro Histórico da capital potiguar. Os projetos foram apresentados pela secretária de planejamento Joanna Guerra.
O secretário da Semurb, Thiago Mesquita apresentou os avanços na legislação com a aprovação do Novo Plano Diretor. “Agora temos a possibilidade de solucionar problemas como onde prédios que há muito estão abandonados. Já estamos fazendo um mapeamento e vamos notificar os proprietários”, antecipou.
“Estamos reunindo esforços de todas as secretarias e realizando essa série de obras estruturantes que vão mudar a cara de Natal. Queremos melhorar a qualidade de vida da população pois é benéfico para todos nós e isso passa por termos uma cidade cada vez melhor”, finalizou o Prefeito Álvaro Dias.
Participaram do encontro a FIERN - Roberto Serquiz - Fecomércio - Fernando Virgílio , IFRN - José Arnóbio, Sistema Tribuna de Comunicação - Fernando Fernandes, procuradoria do município - Thiago Tavares e secretários da Prefeitura de Natal.