A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e do Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), realizou, nesta quinta-feira (11), ação em um imovél abandonado no bairro de Ponta Negra, com a intenção de combater vetores de arboviroses e animais peçonhentos.

O local é situado em uma rua com comércios de bares e restaurantes, que se encontra abandonado, sendo ponto de preocupação entre moradores e frequentadores dos arredores, por gerar entulho e acúmulo de lixo, que podem ocasionar vetores de adoecimento para a população.

“Com a quantidade de material encontrados, o imóvel além de ser foco para proliferação de mosquitos transmissores de arboviroses (dengue, zika e chikungunya), pode também servir de criadouro para ratos e animais peçonhentos (como escorpiões, serpentes, lagartas, abelhas e aranhas), mas com essa limpeza no local vamos eliminar os riscos desses possíveis focos", comenta Elias Matias, supervisor de campo.

A operação foi realizada em conjunto com a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), e faz parte das estratégias adotadas pela Prefeitura do Natal para combate à dengue e arboviroses no município.