O trabalho de conscientização dos educadores da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) continua na região Sul, que recebe as obras de requalificação das calçadas. Nesta terça-feira (9), as equipes percorreram a Rua São José, em Lagoa Nova, o trecho está sendo padronizado de acordo com normas de acessibilidade para garantir passeio com rampas e sem desnível. As obras avançam também nas Avenidas Jaguarari e Amintas Barros.

As intervenções incluem nivelamento e padronização do piso, sinalização, mobiliário e arborização para garantir o direito de ir e vir com conforto e segurança. Hoje (9), os educadores da Semurb percorreram o trecho da São José, entre as avenidas Amintas Barros e Nascimento de Castro realizando a entrega de material informativo. Na sexta (5), a equipe já havia percorrido o trecho da rua, entre as avenidas Lima e Silva e Miguel Castro.

As equipes da Semurb passam por cada estabelecimento comercial e residência distribuindo material com as principais medidas de segurança a serem adotadas pela população durante as obras. Entre elas estão respeitar a sinalização pelos pedestres e a atenção durante o trajeto.

É recomendado também que moradores e proprietários de empresas que tiverem acesso indisponível por alguns dias, estacionem nas proximidades visando agilizar o trabalho. E ainda, para que as empresas orientem seus clientes e se necessário ofereçam entregas via delivery devido às possíveis dificuldades de acessos na região durante a requalificação das calçadas.

A fiscalização urbanística da Semurb é responsável pelas notificações aos proprietários de imóveis sobre a execução das obras, e quando necessário solicitam as adequações para que a obra possa seguir. Uma comissão de engenheiros e arquitetos foi criada para avaliar os casos específicos observados durante a realização do trabalho e tirar as principais dúvidas de alguns moradores da região.

A obra que prevê investimentos na ordem de cerca de R$30 milhões, em trechos de ruas e avenidas entre os bairros de Lagoa Nova e Tirol, foi licitada pela secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra) e estão de acordo com a norma de acessibilidade e do Plano Diretor de Natal (PDN).

No caso de dúvidas, a população é orientada a buscar os canais de ouvidoria do Município pelo telefone (84) 3616-9829, ou por e-mail: ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.