Cinco estabelecimentos foram notificados por poluição sonora e ocupação irregular de via pública com mesas e cadeiras, nas zonas Norte e Oeste de Natal, nesse feriadão do trabalhador, do total de dez vistorias. A equipe de fiscalização ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) esteve nos bairros Dix-Sept-Rosado e Nossa Senhora da Apresentação atendendo denúncias da população.

“Os cinco bares que estavam atuando com música ao vivo foram notificados a apresentar documentação, tais como Alvará de Funcionamento, autorização de uso da calçada e verificação de isolamento acústico, necessários e obrigatórios para realização de apresentações culturais com uso de som. E suspender as atrações até as adequações dos estabelecimentos”, explica o supervisor do plantão da fiscalização, Iang Chaves. As vistorias ocorreram na noite do sábado (29).

Ainda no sábado, a equipe de fiscalização da Semurb, esteve em Lagoa Nova, na zona Sul, para verificar denúncia de poluição sonora causada por um alarme. Contudo, o imóvel estava fechado, não foi verificada a ocorrência no local e nem foi possível entrar em contato com o proprietário.

Também em Lagoa Nova, os fiscais verificaram denúncia sobre os incômodos gerados por uma obra de um hospital, que segundo denunciantes estava ocorrendo inclusive nos fins de semana e fora de horário comercial. Contudo, não foi possível verificar o cumprimento dos condicionantes, visto que no momento a obra não estava em funcionamento.

Em Bom Pastor, na zona Oeste, foi fiscalizado o cumprimento de condicionantes de evento cultural religioso, e que estava funcionando dentro das exigências da legislação de estrutura e sonorização.

Por fim, dois restaurantes foram fiscalizados com objetivo de verificar o cumprimento de condicionantes, um deles por poluição atmosférica com fumaça de sua chaminé. Sendo que um encontrava-se fechado em Lagoa Nova e o outro, no bairro do Tirol, estava cumprindo os condicionantes.

Denúncias referentes a poluição sonora e ocupação irregular de calçadas e vias podem ser feitas pelo canal do Ciosp, no número 190, à noite, nos fins de semana e feriados. Ou na Semurb pelo número da Ouvidoria pelo (84) 3616-9829, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.