O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti ) Beira-Rio , desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, se apresenta nesta sexta-feira (13), às 19h, na abertura da Multifeira Brasil Mostra Brasil,  no Centro de Convenções de Natal. “Cerca de 16 beneficiados do Peti, dentre crianças e adolescentes, irão apresentar o Maculelê, a Dança de Coco e a Dança Guerreira. As coreografias foram ensaiadas juntamente com o professor de dança e de capoeira Geraldo Câmara”, afirma Luciana Custódio, Coordenadora Geral do Peti Natal.

Ainda de acordo com a Coordenadora, não é a primeira vez que o grupo se apresenta para o grande público. “Nossos meninos já participaram de importantes eventos da Prefeitura do Natal, como o Auto do Natal, de Feiras e de aberturas de capacitações”, afirma Luciana Custódio.

O PETI compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com duas articulações: o Serviço Socioeducativo ofertado para as crianças e os adolescentes afastados do trabalho infantil, e a Transferência de Renda para suas famílias. O Programa tem como objetivo contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil e está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias. “As apresentações artísticas visam incluir os beneficiados em atividades lúdicas, para que eles possam desenvolver habilidades de forma plena e saudável”, afirma Luciana Custódio.

O programa atende famílias com crianças e adolescentes retirados de diversas situações de trabalho, com idade inferior a 16 anos. Em Natal são 10 núcleos de ação social: Alto da Torre, Beira-Rio, Santarém, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Praia do Meio, CIAVV (parceria), Dom Bosco (parceria), Marinha (parceria) e Transpetro (parceria). Ao todo, são 1.498 beneficiados pelo Peti no município.