Natal será sede, pela primeira vez, do encontro do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais - Fonac. O evento, que está em sua 79ª edição, será realizado nos dias 24 e 25 de abril (segunda e terça-feira), no auditório do Hotel SEHRS, na Via Costeira. Os titulares das pastas das 27 capitais, além de convidados, confirmaram presença.

A abertura do evento contará com uma palestra magna a ser proferida pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. O gestor da capital potiguar falará sobre “As principais conquistas à frente do executivo municipal”.

“É uma satisfação receber os secretários de administração de todo o país. Vamos mostrar as ações e iniciativas de sucesso implementadas na Prefeitura de Natal, bem como iremos conhecer a dos demais municípios. Essa troca de experiências entre as gestões públicas é salutar”, destacou o Álvaro Dias.

A secretária anfitriã, Adamires França, que ocupa a pasta de Administração de Natal, disse que a cidade receberá de “braços abertos” os participantes e que a gestão só tem a ganhar com a troca de experiências proporcionada num encontro como esse. “Estaremos discutindo temas relevantes para as capitais brasileiras e compartilhar experiências é sem dúvida motivo de enorme alegria para nós. Será, com certeza, um evento de muito sucesso", comentou.

Além de sediar o evento, Natal também está entre as cinco cidades que apresentarão cases de sucesso. O presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Natal - Natalprev, Thiago Marreiros, irá detalhar os métodos e modelos de gestão implementados na capital, que permitem o equilíbrio econômico e o respeito à legislação vigente.

Natal também vai apresentar a experiência em relação ao processo de modernização das cidades. Maurício Pimentel, diretor-presidente do Instituto Cidades Inteligentes vai falar sobre a modernização das cidades e de seus serviços como geradores de negócios e oportunidades econômicas. Ele vai apontar como cidades inteligentes e eficientes estão diretamente ligadas a tecnologia e sustentabilidade.

O secretário de gestão de inovação do Ministério de Gestão e Inovação do País, Dr. Roberto Pojo também está entre os palestrantes. Ele vai falar sobre a nova lei de licitação e contratos. Já o secretário de administração, planejamento e gestão de Manaus/AM, Ebenezer Bezerra apresentará a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional.

O presidente do FONAC e secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação de Curitiba-PR, Alexandre Jarschel de Oliveira disse estar ansioso para o encontro em Natal.

"Estamos muito animados para nossa primeira reunião do ano. Existe muito a discutir e compartilhar, especialmente em relação a potencialização e ampliação do poder de investimento dos entes, busca de alternativas para custeio da máquina pública e modernização da máquina pública. Precisamos desses espaços como o FONAC para aproximar os gestores e possibilitar que esses debates ocorram, sobretudo com o objetivo de homogeneizar entendimentos, resultados, e compartilhar experiências exitosas", analisou Alexandre.

O que é o FONAC
O FONAC é uma Associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, existe há mais de 25 anos, sendo institucionalizado em 2003.

Objetivos
Propiciar a troca de experiências e melhores práticas na área de administração pública, entre as Capitais Brasileiras, incentivando-as na excelência na Gestão Pública;
Discutir temas de interesse municipal no contexto nacional.