Há quem acredite que a cidade do Natal tenha como apelo turístico somente sol e mar. Entretanto, “a noiva do Sol", como já foi chamada, também possui pontos turísticos religiosos que fazem parte da história da construção da cidade com seus 423 anos. Para aproveitar a semana da Páscoa, as pessoas podem conhecer igrejas em Natal consideradas de grande importância neste roteiro.

Iniciando o tour, tem a Igreja do Santo Antônio, mais conhecida como a Igreja do “Galo”, que está localizada no centro da cidade, na rua Santo Antônio - Cidade Alta. O templo, conhecido por esse nome, foi fundado em 1766, e é considerado um dos marcos mais expressivos do barroco natalense.

Em seguida, tem a Igreja Nossa Senhora da Apresentação, localizada na Praça André de Albuquerque e também faz parte do estilo barroco. A igreja foi a primeira construída no estado do Rio Grande do Norte, tendo o início da sua construção em 1599 - e é comumente conhecida como Catedral Antiga ou Sé Antiga.

Outro lugar que vale ser visitado por todos é a Catedral Metropolitana. O templo localizado também na Cidade Alta, possui um estilo de construção com linhas ascendentes na forma trapezoidal bastante peculiar. Além dessas características marcantes, em seu subsolo, debaixo do altar principal, está a Cripta da Catedral, inaugurada pelo Papa João Paulo II, em 13 de outubro de 1991.

Ainda no Centro, está a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a segunda mais antiga da Cidade do Natal, que foi finalizada entre 1713 e 1714, de acordo com o historiador Câmara Cascudo. No local, há missas celebradas em latim, mantendo uma tradição da igreja católica. A Igreja do Rosário é uma reitoria pertencente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação.

Além dessas igrejas no Centro Histórico da cidade, tem a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Petrópolis e próxima à Praia de Areia Preta, onde foi enterrado o Padre João Maria. A Igreja foi construída sobre a casa do sacerdote e o altar sobre o seu túmulo.

Outra igreja tradicional da cidade e ainda dentro do roteiro histórico, no bairro da Ribeira está a Igreja de Bom Jesus das Dores, sendo o quarto templo católico erguido na cidade, guardando imagens antigas talhadas em madeira.

Segundo a secretária Municipal de Turismo, Ohana Fernandes, Natal possui um grande potencial no turismo religioso. Isso porque a cidade possui vários prédios históricos e religiosos, e que devem ser explorados desse ponto de vista, incentivando a visitação de natalenses e visitantes.