Desde as primeiras horas desta segunda-feira (27), as equipes da Prefeitura de Natal estão dando sequência aos serviços de recuperação e proteção do trecho da Avenida Felizardo Moura que desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade no último domingo (26). No local foi feita a limpeza, retirada da lama, entulho e lixo. Na sequência, os operários estão trabalhando no reforço da estrutura do muro de contenção. A Companhia de Águas e Esgotos (Caern) também enviou uma equipe para fazer reparos na tubulação que corta a região.  De acordo com a secretaria municipal de Infraestrutura (Seinfra), a expectativa é que o tráfego seja normalizado nesta terça-feira (28).

“Foi um volume de chuva muito grande. Desde os primeiros instantes do problema, por orientação do prefeito Álvaro Dias, a Prefeitura deslocou equipes ao local para mitigar os danos. Interditamos a área, fizemos as ações iniciais de limpeza e identificação dos estragos, hoje pela manhã estamos reforçando a estrutura do muro de contenção e acredito que amanhã a situação esteja normalizada”, disse o titular da Seinfra, Carlson Gomes.

O tráfego no local no sentido Zona Norte/Centro está acontecendo normalmente com a liberação da circulação dos transportes públicos, bem como dos veículos cadastrados pela secretaria municipal de Mobilidade Urbana (STTU). No sentido contrário, houve uma interrupção parcial em virtude dos danos, mas agentes de mobilidade estão fazendo a operação “Pare e Siga” no local, permitindo a passagem dos veículos do sistema de transporte público.

Lagoas de Captação

O trabalho preventivo de limpeza e melhorias executado pela Prefeitura do Natal nas lagoas de captação da cidade se mostrou efetivo. Mesmo com a grande quantidade de chuva neste último domingo, não foram registrados incidentes envolvendo nenhum dos 55 reservatórios localizados no Município. Além disso, o sistema de automação implementado pela secretaria de Infraestrutura também funcionou. Com o mecanismo, as bombas das lagoas são acionadas de forma automática quando a capacidade máxima está perto de ser atingida, evitando o transbordamento.

“Tivemos uma chuva considerável, mas graças a esse trabalho de monitoramento e prevenção nenhuma lagoa nossa transbordou. Estamos atentos, vigilantes e acompanhando a situação para caso aconteça algo, agir de maneira ágil e assertiva para proteger a população”, disse Carlson.

Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil de Natal, na região do bairro de Ponta Negra foi registrado o maior volume de chuvas nas últimas 24 horas. O pluviômetro instalado na área captou 98 milímetros. Mesmo com o forte volume de precipitação, a coordenação da Defesa Civil não registrou nenhum incidente. De acordo com Fernanda Jucá, diretora da Defesa Civil, houve apenas um chamado no bairro de Cidade Nova, com um alagamento da Travessa Solange Nunes, porém sem nenhum dano nas residências da área ou registro de desabrigados.

Além disso, houve o problema na Avenida Felizardo Moura e uma cratera no bairro de Capim Macio, na rua jornalista Alex Gurgel, onde a Prefeitura já estava fazendo o serviço de recuperação, acabou aumentando de tamanho. A Seinfra já está com uma equipe no local para recuperar a via.

Volume de chuvas em Natal nas últimas 24 horas (Pluviômetros da Defesa Civil Municipal)

1º Ponta Negra (98 mm); 2º Guarapes I (88 mm); 3º Lagoa Nova (77 mm); 4º Guarapes II (73,6 MM); Pajuçara (65 mm); Cidade Alta (43,4 mm); Nossa Senhora da Apresentação (11,2 mm).