Desde de suas regulamentações, as faixas de pedestre e compartilhada entre bus/bike são fluxos vitais para o pedestre e o ciclista. Logo, cabe ao condutor de veículo respeitar a travessia de pedestre e a viagem do ciclista e ao pedestre utilizar sempre a faixa, assim como o ciclista usar a sinalização compartilhada com o ônibus. De olho nessa máxima, a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana – tem realizado continuamente campanhas de valorização do pedestre e do ciclista.

A intervenção educativa possibilita a exibição de encenações lúdicas, mensagens e narrativas que mostram a importância do respeito e o uso correto da sinalização viária.

O reforço na criação de uma cultura de valorização das faixas de travessia e compartilhadas empodera o pedestre e o ciclista e dá a eles – os mais vulneráveis no trânsito – a prioridade em relação aos ônibus, carros e motos, além de influenciar diretamente na redução de acidentes na via pública.

O cronograma dos educadores de trânsito da STTU prevê nesta semana inserções sobre o tema nos seguintes corredores viários da cidade:

- Segunda-feira (20), das 14h30 às 17h30, ação faixa educativa de pedestre na Av. Rio Branco – por trás do Centro clínico Zeca Passos – Ribeira;

- Terça-feira (21), das 14h30 às 17h30, ação educativa de faixa compartilhada na Av. Prudente de Morais – trecho entre as ruas Ceará-Mirim e Apodi – no bairro do Tirol;

- Quarta-feira (22), das 14h30 às 17h30, blitz educativa na Av. Alexandrino de Alencar – Alecrim;

- Quinta-feira (23), das 14h30 às 17h30, ação educativa faixa de pedestre na Av. Maranguape – proximidades da Escola Alegria e Saber, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação;

- Sexta-feira (24), das 14h30 às 17h30, ação educativa faixa compartilhada na Av. Hermes da Fonseca – proximidades com a rua Apodi – no Tirol.