Como forma de conscientização para o bem mais precioso que temos – a água –, buscando sempre o seu melhor aproveitamento, preservação e ampliação dos sistemas de abastecimento e saneamento básico, em 22 de Março de 1992 a Organização das Nações Unidas – ONU instituiu o Dia Mundial da Água. Diante da importância para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal – Arsban, através de suas atividades, vem contribuindo desde sua fundação para o objetivo instituído lá em 1992 pela ONU.

Na Semana da Água 2023, que se inicia no dia 20 de março do corrente ano e segue até a próxima sexta-feira (24), a Arsban desenvolve atividades de educação ambiental e preservação dos recursos naturais, em conjunto com os Diretores e Coordenadores Pedagógicos da rede municipal de ensino, além de campanhas de conscientização nas redes virtuais.

Para o ano de 2023, o tema definido pela ONU para o Dia Mundial da Água – “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo” –, será incorporado por esta Agência Reguladora, no âmbito das ações a serem desenvolvidas. O objetivo é discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e do saneamento básico, partindo das mudanças locais que podemos promover na capital potiguar.


A Arsban regula, normatiza e fiscaliza os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário desenvolvidos na capital pela Companhia de Águas e Esgotos do RN – Caern, podendo também aplicar sanções nos termos do contrato e das legislações vigentes. Para denúncias e solicitações de serviço, o cidadão pode entrar em contato com a Companhia através dos canais de atendimento próprios (disque 115, site oficial da Caern, atendimento presencial) e também pode contar com o aplicativo Natal Digital e realizar seu protocolo através da página da Agência Reguladora clicando em “Gere seu Protocolo”.